Abrindo exceção: Humm… omelete thai

Mistura de ovos, carne de porco e temperos que me levou de volta à infância

Adoro doces – ver e comer. Como o próprio nome diz, este blog é dedicado a doces e alimentos adocicados, mas de vez em quando vou abrir uma exceção e falar sobre comidas salgadas que me conquistaram.

Quando eu era criança, no início dos anos 80, lembro que uma marca de alimentos famosa (não lembro se knorr ou maggi) tinha uma mistura para omelete. Era só bater o pozinho com 3 ovos e leite, fritar e comer. Uma delícia. Sempre fui chata para comer, mas quando criança era muito mais enjoada – no entanto, eu adorava esta omelete. Se pudesse, comia tudo sozinha (e olha que iam 3 ovos!). Algum tempo depois, pararam de produzir a misturinha e virei uma órfã saudosa desta omelete.

Quase 30 anos depois, no ano passado, comprei o livro “Cozinha Tailandesa” da coleção ‘Cozinha das 7 famílias’ da Larousse. São as receitas preferidas de uma família do país. Como gosto de comida oriental com muito molho e tempero pronunciado, fiz várias e gostei de muitas, mas foi uma delas que me deixou emocionada: a Omelete de Carne de Porco Moída. Seu sabor é igual ao da omelete artificial da minha infância!

Não preciso dizer que já fiz várias vezes e sempre que como, lembro de outros tempos. E penso no poder que o paladar tem na memória. E nos vários outros pratos que me remetem a outros momentos da minha vida. Muitos são doces. E pretendo relembrá-los e compartilhá-los neste blog. Para quem ficou curioso, minha versão da omelete:

O livro de comida thai com as marcações das receitas que já fiz e mais da omelete.

Omelete de Carne de Porco Moída (para duas omeletes de 17 cm diâmetro)

  • 2 ovos extra grandes
  • 100 gr. carne de porco moída
  • 1 cebola pequena ralada (faço ralada pois não gosto de cebola. Não dá pra tirar da receita, ela é fundamental para o sabor)
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher (sopa) molho de peixe (nam pla, encontrado em lojas de produtos orientais)
  • uma pitada de coentro seco (muitas vezes não coloco)
  • óleo para untar a frigideira.

Coloque a cebola e o alho em um pilão e amasse bem. Em uma tigela, misture os ovos com a carne de porco, o nam pla e a cebola com alho. Bata bem.

Em fogo alto, coloque uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo e deixe esquentar um pouco. Coloque metade da massa e espalhe bem pela frigideira. Deixe cozinhar por 2 a 3 minutos até ficar firme e as bordas ficarem secas.

Com uma espátula grande (eu uso aquelas para pegar peixe), vire a omelete e frite do outro lado. Coloque em um prato para servir e repita o procedimento com a outra metade da massa. Pronto. Eu gosto de comer com arroz.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em exceções salgadas e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Abrindo exceção: Humm… omelete thai

  1. HÁ EXATOS 30 ANOS ERA FEBRE LÁ EM CASA, PENA Q ACABOU!!!

  2. Ségio disse:

    Poxa vida!!!!! Também sou um orfão desta mistura para omelete!!!! Eu e meu pai, que também adorava. Vou fazer esta receita q vc indicou pra ver se mato a saudade. Muito obrigado pela dica. Abraço.

    • Ana Sakamoto disse:

      que bom que você também conhecia e lembra desta mistura!!! em meus momentos de saudades, sempre comentava com minha irmã e minha mãe, mas elas nunca lembravam! cheguei a pensar que ela existia apenas em meus sonhos, por isso fico feliz que tenha gente que lembre dela também! esta omelete é ótima e lembra bastante o paladar da misturinha, ou pelo menos a misturinha que faz parte das minhas recordações de infância… tomara que você goste também! um abraço

  3. lucianasaka disse:

    Só estou esperando o seu convite para experimentar o omelete da infância! rsrsrs
    Bj

  4. françoise disse:

    não gosto de porco, mas adoro omelete. e adoro comer!!! uhmm seu texto e as fotos deram vontade, Ana. texto delicioso, aliás. parabéns!

    bjos,

Deixe uma resposta

