Está tudo aqui!!

Reuni neste bolo algumas coisas que eu sempre quis fazer: um bolo bem alto – igual aos que eu vejo nos sites e blogs norte-americanos; um recheio mousse de chocolate que aprendi em uma aula da Nestlé e uma decoração que eu vi no blog I am Baker, de quem sou fã.

Fui com o meu pai visitar uma família muito querida que tem dois meninos – na verdade pré-adolescentes quase da minha altura – que vi nascer e por quem tenho um carinho enorme – o Lucianinho e o Lucas. Eles adoram bolo e mais ainda quando é de chocolate. Pronto. Estava decidido. Precisava fazer um post e a oportunidade surgiu na minha frente pedindo para ser agarrada. O bolo alto de chocolate com recheio mousse e decoração experimental seria um “presente” para eles.

Fiz uma receita de bolo de chocolate comum, mas assada em duas assadeiras menores do que a pedida pela receita (minha receita rendia um bolo de 30cm diâmetro – fiz 2 assadeiras de 20cm). Deixei esfriando e fiz o recheio de mousse de chocolate (receita da professora Debora Cabral, da Nestlé):

  • 150 gr. pó para mousse de chocolate Suflair (encontrado em lojas de produtos para confeitaria)
  • 100 gr. leite condensado bem gelado
  • 100 gr. Nestilly bem gelado (creme de leite que bate chantilly. Eu usei o chantilly industrial para chantilly bem gelado)
  • 100 ml. água

Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira e misture bem para dissolver o pó. Se pular esta etapa e bater, voa pó de mousse pra todo lado. Bater em velocidade média alta até ficar bem firme. Cubra e coloque na geladeira até a hora de utilizar. Se congelada, esta mousse se transforma em sorvete (congelei o que sobrou e não se parece muito com um sorvete, pois é bem parecido com a mousse congelada). É um recheio de bolo bem amigável, fácil de espalhar. Neste bolo, para fazer camadas de recheio bem generosas, bati duas receitas.

Cortei cada bolo na metade horizontalmente e fui alternando com o recheio. Como o bolo ia viajar, bati duas caixas pequenas (200ml) de chantilly industrial (não é feito com creme de leite, por isso resiste mais à temperatura ambiente e é mais amigável para trabalhos com bico) para cobrir o bolo montado e tingi de azul, para contrastar com o marrom escuro do bolo.

No blog I am Baker, o bico utilizado para decoração é o 401 da Ateco. Aqui no Brasil não vende Ateco. Comprei um bico 401 da Wilton. Acho que comprei errado. A decoração não ficou igual à do blog. De qualquer maneira, acho que ficou satisfatório, apesar de não ser o que eu queria. O mais importante é que os meninos gostaram muito.

Mas não vou desistir. Duas das três coisas que sempre quis fazer deram certo. Ainda acho o bico certo. E vou registrar aqui. Quem vier ver, verá.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em bolos. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Está tudo aqui!!

  1. Emy disse:

    Ana, Parabéns pelo blog! Seus bolos são maravilhosos! Gostaria de fazer esse bolo para o aniversario de minha filha e gostaria de saber se esse recheio de nestilly serve tb como cobertura, se dá bom acabamento e fica firme? Obrigada!

    • Ana Sakamoto disse:

      Olá Emy,
      eu sempre fiz esta receita como recheio do bolo, até porque a textura e consistência são diferentes de um creme batido. Nunca tentei cobrir um bolo com ela. Acho que, para fazer um trabalho de bico, por exemplo, ele não vai ter o mesmo efeito visual. Tente por exemplo cobrir o bolo com um creme vegetal de chocolate batido, acho que vai ser mais garantido, ok? Boa sorte e um abraço

  2. Pingback: Todo de chocolate… e a decoração funcionou! | Sugar Obsession

  3. Estela disse:

    Ana, vc sabe o quanto sou fã de chocolate, vou encomendar esse bolo na próxima oportunidade, só não tenho certeza da cor…
    Bjos,
    Estela.

  4. lucas disse:

    divino’s cake esse bolo é perfeito

  5. Luciano disse:

    DIVINO, não tem outras palavras para explicar esse bolo!!!!!

Deixe uma resposta

