Amiga é pra essas coisas… Bolo de Chocolate

A foto é um pouco infeliz, mas este bolo merece um post. Eu e minha amiga Cida gostamos muito de uma torta de chocolate amargo de uma rede de refeições rápidas cujo nome começa com a letra V, e como tudo o que gosto, sempre pensei em sua receita. Quando esta rede completou 30 anos, há dois ou três anos, eu até comprei o livro comemorativo com várias receitas, e lá estava a torta de chocolate amargo. Confesso que fiquei um pouco decepcionada – a massa crua (que pedia 9 ovos) era dividida em duas partes – uma ia para o forno e a outra ainda crua, era usada para cobrir a parte assada. Desanimei.

Eu comprei então o livro Confeitaria, da coleção Cozinha Passo a Passo, da Larousse, que tem uma torta que achei ser bem parecida com aquela. Não cheguei a saber se era ou não, pois acho que fiz alguma coisa errada e o bolo não assou. Até que um dia eu vi num dos blogs que acompanho, The Cookie Shop, a foto e receita de um bolo que também lembrava muito aquele. Apenas quatro ingredientes e relativamente simples. Mas só depois de um bom tempo resolvi experimentar (acho que pelo trauma do bolo anterior, onde mais de 200 g de chocolate meio amargo foram para o lixo).

Foi há um mês, no aniversário do meu pai. Apesar de a receita dizer para manter em temperatura ambiente, minha irmã colocou na geladeira… E o bolo ficou muitíssimo parecido com a torta do começo do post!! Liguei para Cida e combinei de fazer o bolo para ela e um post. Fiz o bolo ontem…

à esquerda Cida, eu e Lucianinho, meu afilhado que está passando uns dias aqui.

A receita dizia para levar a forma ao forno coberta com papel alumínio. Eu esqueci de colocar o papel e formou-se uma casquinha crocante em cima… que apesar de muito gostosa, rachou logo que tirei do forno e ficou assim:

Quando esfriou e fui tirar da forma, outro acidente: fui forçar a forma para baixo e bati a mão em um dos lados, que causou a beirada quebrada que podemos ver na foto de abertura. Infelizmente não ficou tão bonito quanto da Paula do The Cookie Shop, mas ficou muito bom, e parecido com “aquela” torta. Acho que seria sacrilégio colocar a receita aqui, já que ela está tão bem explicada no The Cookie Shop – eu fiz seguindo suas indicações- então, se estiver a fim, vai , é um blog bem bacana pra quem gosta de doces.

Pra terminar, mais uma tentativa de foto bonita do bolo:

Ah, e dos cookies que a Cida levou de presente, já que foram feitos para o post no meio da semana, mas uma desinteligência entre o meu computador e a conexão internet me impediram de entrar no mundo virtual.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em amigo é pra essas coisas, Sobremesas. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Amiga é pra essas coisas… Bolo de Chocolate

  1. françoise disse:

    pelas fotos tudo foi bem saboroso!

  2. Cida Faria disse:

    Ana, torta e cookies totalmente aprovados aqui em casa.Todos se sentiram presenteados! Já tenho a sobremesa que vai bombar na próxima reunião familiar!!!

Deixe uma resposta

