Amiga é pra essas coisas… Fondant de Chocolate

Apesar da boa aparência, este bolinho está fora do ponto.

Descobri uma coisa muito surpreendente e ao mesmo tempo bacana de ter um blog em que se faz receitas de livros pela primeira vez: sempre tem uma amiga disposta a vir experimentar, independente se dá certo ou não – daí o nome desta série de posts.

A Carol foi a cobaia desta semana.

Eu comprei o livro do chef Gordon RamsayCozinhar Ficou Fácil, não só por ser uma admiradora, mas pela foto do Fondant de Chocolate Quente. Nela, o bolinho estava cortado ao meio, com uma caldinha vindo de dentro… . Muito parecido com um petit gateau (que também nunca fiz, mas vou fazer), vinha com o comentário do chef: “Sempre que me pedem minha receita favorita, esta é a única. Tem uma textura cremosa divina e o líquido no centro é sublime”. Me deu uma vontade louca de experimentar, mas não tive coragem de fazer, até ontem.

Não sei porque a falta de coragem, pois são poucos ingredientes e bem rápida de executar. Dobrei a receita, que rendeu 6 forminhas redondas fundo fixo com 8 cm de diâmetro. Segue a receita com as medidas originais, com minhas adaptações, para 2 pessoas:

  • 50 g manteiga sem sal
  • 50 g de chocolate amargo em pedaços (mínimo 70% cacau) – eu usei meio amargo picado
  • 1 ovo caipira (não sei se faz diferença, mas usei ovo caipira comprado no supermercado)
  • 1 gema de ovo caipira
  • 60 g açúcar superfino (usei confeiteiro)
  • 50 g farinha de trigo
  • manteiga e cacau em pó para untar e polvilhar as forminhas

Aqueça o forno a 180°C. Unte as forminhas com manteiga e polvilhe o cacau em pó. Derreta o chocolate com a manteiga no microondas, em 30 segundos, potência média. Mexa bem até derreter o chocolate e ficar homogêneo. Reserve.

Em outra tigela, bata o ovo, a gema e o açúcar até a mistura engrossar e ficar esbranquiçada. Coloque o chocolate reservado e misture bem. Peneire a farinha sobre esta mistura e mexa bem, delicadamente. Distribua a massa nas forminhas e leve ao forno por 12 minutos. Quando completar este tempo, desenforme os bolinhos em pratos e sirva imediatamente.

É bem importante deixar apenas os 12 minutos no forno. Na primeira fornada, o timer tocou e achei que os bolinhos não estavam bem cozidos, e deixei um pouco mais. Eles não ficaram com muita calda, como mostra a foto de abertura.

Já a segunda fornada, tirei assim que completou os 12 minutos e – ufa! – ficou assim:

Apesar de meio desmilinguido e não chegar aos pés da foto apetitosa do livro, este é o bolinho que deu certo. Pode não parecer, mas ficou bom pra c...!

Quando assado além da conta, ele é um bolinho comum, de chocolate, gostoso até. Mas quando se acerta o tempo e ele vem com a textura certa, é sensacional! Não fica parecendo um petit gateau, mas é bem gostoso. Pensando bem, acho que não fiz a receita antes com medo de errar o ponto… e ter que jogar fora vários bolinhos assados além da conta. Por isso é bom ter amigas pra compartilhar as receitas, mesmo que elas dêem certo só na segunda fornada. Valeu, Carol, te espero para a próxima!!

Madeleines da Donna Hay, que a Carol levou pra casa de presente.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em amigo é pra essas coisas, Sobremesas. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Amiga é pra essas coisas… Fondant de Chocolate

  1. Pingback: Para meu amigo Raphael, que me fez mudar de ideia sobre o doce de leite | Sugar Obsession

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s