Depois do penne com camarões, creme de leite e tomates…

Dizem que não se deve ir ao supermercado com fome. Gasta-se mais, dizem, a fome é inimiga do bolso no supermercado. Pois eu acrescento que também não se deve ir à livraria com fome.

Já faz parte da minha rotina obsessiva ir a livrarias sempre. E ficar um tempão lá, olhando, olhando livros de comida, de arte, de leitura, quadrinhos, revistas. Pois numa terça-feira em que voltava de um lugar que não lembro, passei numa livraria pouco antes do meio-dia… e vi uma foto num livro. Uma foto de um prato de penne com camarões, creme de leite e tomates. Fiquei estática.

Você pode me dizer: ah, foto de comida em livro é só bonita, na verdade a comida nem deve estar tão boa. Mas na hora em que eu olhei a foto, meu estômago não entendeu assim e colou nas costas de fome. Me deu uma fissura louca, corri para pagar o livro Apples for Jam, da Tessa Kiros, e dei graças a Deus por ser terça-feira, quando tem feira perto de casa e camarões frescos e limpos à venda. Depois da receita feita e consumida, comecei a olhar o livro direito. Tem mais de 400 páginas, nem todas com receitas, mas com muitas fotos bonitas e os capítulos receberam o nome de cores, que servem de referência para os pratos e as fotos. Bem bonito.

A foto que abre o post é de uma das receitas que me chamou a atenção (depois de passada a fissura pelo penne com camarões) – Panacota de Chocolate. Poucos ingredientes e preparo rápido. Minha versão da receita, com as observações do que deu ou não certo:

  • 2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
  • 1 xícara de leite
  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) açúcar confeiteiro
  • 1/2 xícara chocolate meio amargo picado
  • 1 colher (sopa) cacau em pó peneirado
Hidrate a gelatina com 4 colheres (sopa) de leite. Reserve. Numa panela, coloque o restante do leite, o creme de leite, chocolate picado e o açúcar e cacau peneirados. Leve ao fogo baixo mexendo bem até aquecer e o chocolate, açúcar e cacau estarem dissolvidos e bem misturados. Deslique o fogo antes de a mistura ferver. (Neste momento, meu chocolate estava derretido mas não todo incorporado à mistura, tinha pedacinhos boiando que não derretiam. Um batedor de arame misturou tudo como deveria ser).

 

 

À esq: a mistura fora do fogo sendo batida para finalmente ficar homogênea (à direita)

Coloque algumas colheradas da mistura quente sobre a gelatina reservada. Misture até dissolver bem a gelatina e despeje tudo de volta na panela, misturando de novo. Deixe esfriar bem, mexendo de vez em quando. (Não coloque a mistura muito quente nas forminhas, pois a gelatina vai se separar da mistura e o doce ficará em camadas – já aconteceu comigo em outras situações).

Quando tudo estiver frio e bem misturado, distribua o líquido em 6 forminhas de empada secas com capacidade para 1/2 xícara (as minhas têm 9,5 cm de diâmetro), cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para outro. Acho que pode-se também colocar em uma tigela grande.

Para desenformar: Tessa diz para soltar as beiradas puxando levemente com o dedo. Pra mim não funcionou, o doce começou a quebrar. Passei a ponta de uma faca pra soltar as bordas. Em seguida, coloquei o fundo da forminha por 5 segundos em água fervente e virei sobre um pratinho. Saiu lindamente. (Não deixe muito na água quente pois o doce começa a derreter e vira uma sopa). Tessa também diz que esta parte do trabalho pode ser ignorada e comer-se o doce nos próprios potinhos. Nada mais direto e fácil.

Agora, o sabor: indescritível. Uma delícia. Um creminho de chocolate levemente gelado que se desfaz na boca. As fotos não fazem justiça ao seu sabor. Suave e achocolatado. Meu Deus.

 

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em Sobremesas. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Depois do penne com camarões, creme de leite e tomates…

  1. Pingback: Bolo de semolina com calda de água de rosas – mas espere esfriar antes de comer | Sugar Obsession

  2. Pingback: Potinhos de chocolate na medida para a vontade de comer um doce | Sugar Obsession

  3. Pingback: Buttermilk não é leite com manteiga! | Sugar Obsession

  4. Françoise disse:

    you make me feel hungry!

Deixe uma resposta

