O fantástico mundo das fotos de comida – e eu, que acredito nelas

Eu gosto de chocolate. E gosto de coisas feitas com chocolate que não dão trabalho. Por isso, quando vi esta receita de cookies-brownie, tive que experimentar. Minha grande frustração é que não ficou parecido com a foto da publicação de onde eu tirei. Eu sei, foto nunca diz a verdade, tem retoque, truque, etc… Mas achei que ia ficar parecido com a foto.

Quando vou à lanchonete, acredito que o sanduíche vai vir tão bonito quanto o do letreiro – e é óbvio que nunca vem. Até me irrito e lembro da cena daquele filme, ‘Um dia de fúria’, quando o Michael Douglas vai à lanchonete e com uma metralhadora na mão diz, ao receber um sanduíche todo desmilinguido: “Eu quero um igual ao da foto. Só isso”. Óbvio que não vou andar por aí com uma metralhadora, mas as fotos de comida me iludem. É uma coisa minha, não consigo controlar.

A receita dos Brownies Cookies Bites é da publicação Brownie Fun, da Wilton. Poucos ingredientes e no máximo duas tigelas sujas para a preparação (além das colheres, medidores e assadeiras).

  • 1 e 1/4 xícara farinha
  • 1/2 colher (chá) fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) sal
  • 1/3 xícara (67 g) de manteiga sem sal cortada em pedaços
  • 57 g. chocolate meio amargo picado
  • 1 xícara açúcar
  • 2 ovos inteiros
  • 1 colher (chá) essência baunilha
  • 1/2 xícara nozes picadas 

Acenda o forno a 180°. Forre duas assadeiras com papel manteiga. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela, coloque o chocolate e a manteiga e leve ao microondas até derreter e virar uma mistura homogênea (eu coloquei potência média, 30 segundos, mexi bem e depois mais 30 segundos mesma potência – não deixe queimar).

Na mistura de chocolate, coloque o açúcar e mexa bem. Acrescente os ovos e a baunilha. Mexa bem de novo. Coloque a farinha na mistura de chocolate. Mexa bem. Por fim, acrescente as nozes e mexa bem. (Neste ponto, percebi que minha mistura estava bem líquida e achei que não ia dar certo, pois a receita manda colocar a massa às colheradas nas assadeiras e tive dificuldade).

Nunca vi massa de cookie tão líquida. Acho que não vai prestar.

Joguei o papel manteiga com a massa molenga no lixo e acrescentei duas colheres de farinha na massa. A consistência melhorou e consegui colocar nas assadeiras com a ajuda de duas colheres de chá.

Forno por 10 minutos, aproximadamente. Retire com a ajuda de uma espátula e deixe esfriar sobre uma grade. O meu ficou assim:

Confesso que esperava mais do sabor (assim como esperava mais da aparência). Acho que estava sugestionada. Mas é bem gostoso – um cookie de chocolate com nozes. Nem mais, nem menos que isso. Vale a pena pois é de rápido preparo, ingredientes fáceis de ter em casa e não requer equipamentos especiais. Satisfatório.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em doces e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

