Eu quero um formigueiro colorido – e usar margarina na massa!

Eu tinha um pacote de margarina culinária em casa e precisava fazer um post. Os bolos de livros de culinária que eu quero fazer pedem manteiga. Dizem que não se pode substituir manteiga por margarina, que faz diferença no resultado final. Mas eu queria muito usar a margarina.

Lembrei então que as misturas de bolo pré-prontas (aquelas que são vendidas no supermercado) não fazem questão de manteiga (pedem manteiga ou margarina). Aproveitei pra fazer uma coisa que vi há muito tempo na revista Brownie Fun (de novo!), da Wilton. Era uma coluna com sugestões para enriquecer as misturas prontas para bolo… e vi uma sugestão para deixar a massa multicolorida. Apaixonei.

Tá certo que a revista é norte-americana e serve para produtos de lá, mas queria testar se as dicas se aplicavam a misturas nacionais. Comprei uma mistura para bolo de abacaxi (usei Dona Benta) e decidi que ia chutar o pau da barraca e incrementar com :

  • 90 g. de margarina culinária (a embalagem pedia 40g)
  • 1/2 xícara de coco ralado (abacaxi com coco!!)
  • 1/4 xícara de granulado colorido
Aumentei a quantidade de margarina porque sempre achei os bolos de misturas prontas meio ressecados (principalmente no dia seguinte) e eu queria usar a margarina. Tinha virado uma obsessão usar o máximo de margarina que eu pudesse.
Fiz o bolo conforme as instruções e no final acrescentei o coco e o granulado (a margarina entrou na receita). Quando ele foi pro forno, fiz a única coisa que podia no momento: torci. Torci muito para que ficasse pelo menos bonitinho pra eu tirar umas fotos. O  bolo entrou assim….
E depois de 45 minutos (tempo de forno de acordo com a embalagem), saiu assim:
Surpreendentemente, depois de frio e desenformado, o bolo ficou beeeeem macio e até saboroso.
Os granulados derreteram e se mantiveram no lugar, permitindo que o bolo ficasse como um formigueiro colorido. O coco também se mostra presente na massa. Fiquei contente, mas foi hoje, o dia seguinte, que o bolo mostrou que não está pra brincadeira: estava tão macio quanto ontem, nem um pouco ressecado. BELEZA!!!! 

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em bolos, bolos rápidos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Eu quero um formigueiro colorido – e usar margarina na massa!

  1. O mais interessante é que a foto superior que mostra o bolo frio, parece uma rodela de abacaxi, mais escuro, mas foi o que eu vi hahahahahaa…..

Deixe uma resposta

