Buttermilk não é leite com manteiga!

Fazer algumas receitas de livros importados são verdadeiros desafios. Além do idioma estrangeiro, das medidas geralmente em libras, onças, polegadas e temperaturas em Fahrenheit que precisam ser transformadas em gramas, centímetros e graus Celsius, há os ingredientes-enigmas – coisas que simplesmente não existem aqui e que para serem substituídas exigem relativamente inglória pesquisa.

Foi assim com o buttermilk. A partir do nome, supõe-se que envolva leite e manteiga. Mas nãããããõoooooo!! Depois de muito vagar em livrarias, descobri em dois livros (que acabei comprando), que buttermilk é uma espécie de leite fermentado muito usado em massas mais pesadas de bolos e cupcakes, além de pães, e serve para proporcionar mais maciez aos mesmos. E todos enfatizam que apesar do nome, ele não tem nada a ver com manteiga.

Se uma receita pede uma xícara de buttermilk, por exemplo, e você está no Brasil, onde isso não existe, pegue uma xícara de leite e misture com uma colher (sopa) de vinagre branco ou suco de limão. Deixe descansar por 10 minutos e utilize. Foi me martirizando em cima de livros importados de culinária que aprendi.

Pois esta semana eu vi uma coisa que me deixou muito indignada. Eu estava vendo um programa de receitas feito aqui e a pessoa falava que na receita ia buttermilk – e ensinava a fazê-lo. Pois a criatura pegou leite, colocou numa panela com uma colher de manteiga e levou ao fogo “Só pra manteiga dar uma derretidinha e está pronto o buttermilk”, disse a pessoa.

Mudei de canal na hora e fiquei com uma vontade louca de ligar pro canal a cabo e falar um monte. Como a criatura faz um troço desses? Ela tá passando uma informação errada pra um monte de gente! Pode ser um detalhe ridículo, mas custava a infeliz pesquisar um pouco?

Bom, não assisti mais o tal programa e acho que não vou assistir de novo – não merece a minha audiência. E tive a idéia de fazer uma receita que leva buttermilk: o Berry and Buttermilk Cake – do livro Apples for jam, da Tessa Kyros, que eu adoro e já fiz uma receita aqui.

Na receita ela usava mirtilos, mas dizia que morangos funcionariam também. Ontem foi dia de feira orgânica aqui perto de casa e comprei uma caixa de morangos, pois eles têm que estar frescos e firmes – os congelados vão se desmanchar e prejudicar o visual final. Segue a receita.

  • 2 e 1/2 xícaras de farinha
  • 1 colher (sopa) fermento em pó
  • 1/2 xícara açúcar confeiteiro
  • noz moscada ralada (usei a comprada ralada, acho que por isso não deu sabor à massa)
  • 2 ovos
  • 1 xícara de buttermilk (fiz com leite integral e vinagre de arroz)
  • 4 colheres (sopa) manteiga derretida
  • 1 colher (chá) raspas de limão
  • 1 xícara de mirtilos frescos (eu usei uma caixinha de 300 g de morangos limpos e cortados ao meio)
  • 2 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar granulado (eu usei Doçúcar)

Preaqueça o forno a 200 graus. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 20cm X 30cm (nº 1). Peneire a farinha, o fermento e o açúcar confeiteiro em uma tigela. Rale a noz moscada sobre eles.

Em outra tigela, bata bem os ovos até que fiquem claros e fofos (melhor com uma batedeira). Acrescente o buttermilk, a manteiga derretida e as raspas de limão e misture tudo muito bem.

bata os ovos até ficarem claros e fofos (light and fluffy)

Despeje a mistura dos ovos sobre os ingredientes secos e misture cuidadosamente, com movimentos de baixo para cima, até tudo estar misturado. A massa não fica líquida, é até meio seca, mas bem aerada. IMPORTANTE: não misture demais, pois o bolo pode ficar duro.

Distribua a massa na assadeira espalhando bem, e coloque por cima os morangos. Jogue o açúcar granulado por cima do bolo todo e leve ao forno por 25 minutos ou até que um palito enfiado na massa saia limpo.

O meu entrou no forno assim…

… e depois de 28 minutos saiu assim:

Deixe esfriar, corte em quadrados e sirva.

Olhando os ingredientes, dá pra perceber que este é um bolo para quem não quer uma coisa muito doce. São os morangos que dão o sabor à massa. Se eu soubesse, teria comprado mais uma caixa de morangos e enchido a parte de cima do bolo com eles. Ou feito uma geléia pra jogar por cima.

De qualquer maneira, apesar de não ser doce, ele é beeem macio – o buttermilk genérico realmente faz diferença na massa. Mas o buttermilk sem manteiga, pelamor!

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em bolos, bolos rápidos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Buttermilk não é leite com manteiga!

  1. Jeff Miller disse:

    Buttermilk é SORO DE LEITE, não tem mistério nenhum…

    • Jeff Miller disse:

      mais uma coisa… quer deixar uma receita bem cremosa?, mistura whey protein concentrado sem sabor ou se for uma receita com chocolate usa whey protein sabor chocolate!, a indústria alimentícia no mundo inteirinho utiliza soro do leite e whey protein pra dar sabor, mas no Brasil nós não sabemos disso pq até este ano de 2015 não existia fábrica de soro de leite no BRASIL!!!, abriram a primeira no rio grande do sul e ja foi comprada por uma multinacional!.

  2. mercedes leal disse:

    Acho que vc não gostou do bolo,certo?

    • Ana Sakamoto disse:

      Olá Mercedes,
      o que me incomodou foi que o bolo não ficou adocicado, eu esperava que ficasse um pouquinho mais doce. A massa é bem macia, a fruta dá o azedinho, mas eu senti falta de um pouco mais de açúcar. Se eu fizer de novo, colocarei um pouco mais de açúcar.

      Um abraço,
      Ana

  3. Reiomar disse:

    O que é soro de leite coalhado
    ?
    Descrição do produto:

    Soro de leite coalhado gerado durante a produção de manteiga. É o líquido,
    que permanece se os glóbulos de gordura do creme
    unir.

    Leitelho é especialmente popular como bebida refrescante. Tem um sabor
    azedo e é mais espessa do que o leite.
    Informação nutricional por 100g
    soro de leite coalhado
    :

    1 dl soro de leite coalhado contém 0,5 g de gordura, 2,5 g de proteína e 5 gramas de lactose.

    1 dl
    contém 36 kcal.
    histórico:
    Buttermilk é mais de 4.500 anos como alto uma bebida nutritiva e refrescante
    estimado. Os antigos egípcios, indianos, babilônios e sumérios tentei o
    Buttermilk, que permaneceu após a agitação, e assim descobriu desde
    s calmante
    Beber.

    Fabricação:

    Buttermilk é um subproduto da fabricação da manteiga. Quando bater o
    Creme fecha a parte de gordura em uma massa compacta,
    (Grãos de manteiga) e separa do leitelho líquido.

    Durante agitação de
    creme produzido com bactérias de ácido láctico acidificada
    leitelho azedo.

    Se doce creme batido, produziu leitelho doce.

    Leitelho doce é acidificada com efeitos retroactivos ou para o
    A produção de alimentos continuam a ser utilizados.

    Além de aromatizante
    Produtos de frutas.

    A pasteurização garante maior durabilidade.

    use:

    como uma bebida

    Um altamente versátil na cozinha, incluindo:
    o
    Sopas
    o
    guisados
    o
    guisados
    o
    Sobremesas (Pudding, Flan, mousse, sorvete, milk-shake)
    o
    Para padaria (pães, muffins,
    Pastries)
    o
    Em vez de muesli iogurte

    Soro de leite coalhado é sensível a ácido e não resistente à cozedura, que flocula.

  4. JJJ disse:

    o buttermilk se chama leitelho e ele nada mais é que a nata cremosa do leite. Quando vc coloca vinagre no leite é somente para talhá-lo e depois tirar esse talho cremoso. Não coloque na receita tudo misturado que dará errado. Se quiser fazer certo procure por leitelho. Espero ter ajudado.

  5. Adorei o post! Muito bem-escrito, inteligente e franco. E me ajudou muito, também. Assim que minha esposa dormir eu vou preparar uma dúzia de red velvets (cupcakes) para comemorar doze anos de casados amanhã, e sua orientação salvou minha noite! Obrigado!

  6. Juliane disse:

    Eu vi esse programa eu achei que estava certo bom saber como se faz de verdade.

  7. guilherme satoru tutumi disse:

    Olá Ana! Li o seu post sobre o buttermilk e gostei bastante. Porém tem um erro. Quando você diz que o buttermilk não tem nada a ver com manteiga, tem sim. Claro que derreter manteiga e falar que é buttermilk, não condiz rsrs….
    Enfim, o buttermilk verdadeiro é o “leite” que sobra quando se faz manteiga. Essa receita que você passou está certa como substituição a ele, porém não impossível faze-lo. Caso você não saiba é muito fácil fazer manteiga: compre uma garrafa de creme de leite fresco ou um pote de nata. Coloque na batedeira e fique batendo no máximo por alguns instantes… ele vai começar a ficar duro e “espirrar” o tal buttermilk. Antes eu jogava fora ele rsrs… vc vai guardando num pote e continua batendo até ela ficar cremosa e com cheiro de manteiga. Se quiser coloque sal. Se você gosta, você pode moer um alho misturar e depois passar na carne… fica muito bom!

    Espero que não se ofenda com a correção…

    guilherme

    • Ana Sakamoto disse:

      que é isso Guilherme, imagina que vou me ofender com uma informação totalmente nova pra mim!! na verdade, fiz o post por causa do que eu vi sendo feito no programa da tv a cabo e achei o fim a mulher passar uma informação errada. mas achei bem bacana a sua receitinha de buttermilk, que confesso, não tinha a mínima ideia de como se fazia. acho que este sistema de acumular e trocar informações é a essência da internet, foruns e blogs, não é? acho que é isso que torna este meio uma fonte permanente de consultas.
      um abraço e volte sempre!
      Ana

  8. Maria Rita disse:

    Buttermilk, eu também vi e ouvi a criatura ensinar a fazê-lo, senti a mesma indignação! foi no canal Bem Simples, portanto ñ foi preciso me debruçar em livros para saber q/ buttermilk nada mais é q/ soro do leite apenas pesquisei na internet.

  9. Pingback: Whoopies – eu consegui! | Sugar Obsession

Deixe uma resposta

