Eu só quero amendoim doce!!

Nos últimos anos, na época de festa junina, não encontro mais aqueles amendoins pequenos de casca vermelha. No seu lugar, existe somente um amendoim de grãos maiores, de casca clara, com o qual eu nunca tive contato.

Sempre tive receio de comprar esta variedade, talvez pela palidez da casca ou pelo tamanho muito maior – ficava desconfiada, achava que era bom demais pra ser verdade. Mas quando vi uma receita de amendoim doce no livro do meu guru David Lebovitz, Ready for Dessert, fiquei morrendo de vontade de experimentar e comprei o pacote de amendoim gigante mesmo assim.

A receita fazia parte da finalização de um bolo de banana, mas minha obsessão me fazia querer só o amendoim doce. Pouquíssimos ingredientes – água, açúcar, amendoim e toques de sal e canela – e muito simples e rápidíssimo de fazer. Segue a minha versão da receita, já que a original pedia apenas uma xícara de amendoim, e eu fiz o pacote inteiro multiplicando as medidas por três; e também pedia o amendoim levemente assado, e eu coloquei cru.

  • um pacote de amendoim cru (500 g)
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 140 ml de água
  • 1 e 1/2 colher (chá) de sal grosso
  • 1/2 colher (chá) canela em pó

Coloque o amendoim, açúcar e água numa panela grande de fundo grosso. Leve ao fogo e espere o açúcar derreter (eu esperei até começar a ferver) e comece a mexer, sempre cobrindo todos os grãos com a calda.

A calda começará a engrossar, ficará brilhante e levemente açucarada. Neste momento, coloque o sal e a canela e continue a mexer até que tudo esteja açucarado. Retire do fogo e despeje o amendoim em uma assadeira, espalhando bem para esfriar. Pronto!

*Cuidado para não deixar o amendoim no fogo depois de açucarado, pois o açúcar carameliza de novo e muda a aparência do doce (note alguns amendoins caramelizados na minha assadeira).

A minha receita saiu lindamente da panela e os amendoins – apesar de eu ter pulado uma etapa – ficaram cozidos e bem crocantes. Apesar de ter desconfiado da casca clara, achei a aparência final até mais bonita do que o dos amendoins vermelhos. Aprovadíssimo. Apaixonei.



Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em doces, receitas rápidas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Eu só quero amendoim doce!!

  1. vera beatriz disse:

    Oi Ana,meu nome è Vera e tambem atravesso na faixa, tenho outra receita de amendoim que talvez goste:ingredientes
    500 gr amendoim pode ser o vermelho ou branco
    2 copos americanos de açucar
    1 copo americano de agua
    1 pacotinho de fermento para bolo(1 colher de sopa)
    misture todos ingredientes ,leve ao fogo mexendo sempre,quando começar a açucarar,vai controlando para nao queimar…..entao desligue o fogo e continue mexendo para soltar os amendoins e nao ficarem grudados um no outro….espero que goste qualquer coisa me chame…hehe
    A proposito adorei teu blog
    VERA

Deixe uma resposta

