Um bolo mármore com três cores – e sabores

Gosto muito de coisas coloridas. Muito mesmo. Principalmente em comida. Apresentações diferentes em doces comuns me deixam hipnotizada. Por isso, sempre fui fascinada pelo bolo mármore.

Achava muito louco aquelas duas massas, assadas juntas e que não se misturavam. Como aquilo era feito? Quando eu era criança, a Pullman fabricava um, em forma de bolo inglês, chamado frapê. Apesar de ser minha única referência de bolo mármore até então, confesso que ele me frustrava um pouco (e também a meus irmãos), já que nas extremidades não tinha a parte de chocolate.

Lembro que há muitos, muitos anos, quando tentei fazer um bolo mármore pela primeira vez foi com uma receita de um livro. Era um bolo lindo, mármore cor-de-rosa, que fiz três vezes seguidas e não deu certo nenhuma vez. Todas as vezes, ele ficou com uma cor só e foi indo para o lixo. Frustrada, nunca mais tentei nenhuma outra receita de bolo mármore. Ele acabou se tornando território proibido para mim.

Até que vi uma foto do ‘Marble Cake’ do livro da Donna Hay, Modern Classics 2. Ele tinha três cores – rosa, marrom e creme -, parecia um bolo napolitano (como o sorvete). Eu precisava fazê-lo.

Apesar de ter massa de três cores diferentes, o bolo tem apenas dois sabores, por isso decidi colocar um saborizante de morango na parte cor-de-rosa – para ficar com três cores e sabores. Segue a minha versão do Bolo Mármore tipo Napolitano.

Massa base:

  • 250 g manteiga temperatura ambiente
  • 1 e 1/4 xícara açúcar
  • 1 colher (chá) extrato baunilha (eu coloquei essência)
  • 4 ovos
  • 2 e 1/4 xícaras farinha
  • 2 e 1/4 colher (chá) fermento em pó
  • 1 xícara leite

Massa chocolate:

  • 1/4 xícara cacau em pó peneirado
  • 2 colheres (sopa) açúcar
  • 1 colher (sopa) leite

Massa cor-de-rosa:

  • 2 colheres (chá) saborizante para sorvete sabor morango
  • corante alimentício pink
  • 1 colher (chá) leite

Acenda o forno a 170 graus. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio. Coloque a manteiga na tigela da batedeira com o açúcar e a baunilha, batendo bem até ficar bem claro e cremoso. Com a batedeira ligada, vá colocando os ovos, um a um, batendo tudo muito bem.

Desligue a batedeira e tire a tigela. Peneire a farinha e o fermento sobre a massa de manteiga e alterne com o leite. Mexa delicadamente, de baixo para cima. Divida a massa em três tigelas. Em uma, coloque a mistura para a massa de chocolate e misture delicadamente. Na segunda, coloque a mistura para a massa cor-de-rosa e misture delicamente.

Distribua as massas em colheradas na forma, alternando as cores.

Com uma espátula, alise a parte de cima da massa e leve ao forno por 55 minutos, ou até que o palito saia limpo no teste do palito. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Saboroso, este bolo fica menos doce se o açúcar da receita for substituído pelo açúcar confeiteiro. O sabor do morango é bem sutil, não queria uma coisa muito forte que matasse os outros sabores. Muito bom. Muito lindo. Definitivamente, este bolo mármore foi minha redenção. Entrou para a lista de coisas que não deram certo, ficaram hibernando e ao serem resgatadas, me redimiram. Valeu.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em bolos, doces e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Um bolo mármore com três cores – e sabores

  1. janete disse:

    Adorei o seu blog parabéns

  2. Flávia Rangel Alvarenga disse:

    Nossa eu tô fazendo ele agora a casa esta perfumada,se o bolo for tao bom quanto o cheiro nota 10000 pra receita!

  3. lilian disse:

    Oi Ana qual a capacidade de sua xicara e de 200 ou 240ml? Parabens o seu bolo ficou lindo.

  4. Cristina Santos disse:

    Ana, amei! Obrigada!
    Eu gostaria de perguntar: comi um parecido no qual a pessoa colocou um creme branco entremeando os sabores. Você tem alguma idéia de como inserir esse creme? Grande abraço!

  5. Anna disse:

    Republicou isso em Diário La Geeke comentado:
    Fiz, uma massa maravilhosa, fofa, enfim.. belo bolo!!!

Deixe uma resposta

