Conheci um bolo de banana macio e aerado!

Sempre achei bolo de banana meio maçudo. Gosto da doçura da banana e achava uma pena que esta doçura nunca foi bem representada nos bolos que já comi, pois sempre esperei bolos fofinhos e aerados. Por isso nunca fui uma entusiasta de bolos de banana. Comia a fruta e ponto.

Até que vi o ‘Caramel Banana Cake’, do The Kitchn, e me deu muita vontade de fazer, pois ia calda de caramelo na massa! Ontem fiz a calda de caramelo, também do The Kitchn, especialmente pra fazer este bolo. Os ingredientes do bolo são fáceis de achar, mas é necessário uma batedeira, principalmente para a primeira parte da receita. Segue a minha versão:

  • 3/4 xícara de manteiga temperatura ambiente (ou 150 g)
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 3 ovos
  • 3 xícaras de farinha
  • 1 e 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher (chá) sal
  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1 e 1/2 xícara de banana amassada (usei 6 bananas nanicas pequenas)
  • 1 e 1/2 xícara de calda de caramelo (receita aqui)

Acenda o forno a 180 graus. Unte uma assadeira de 30 cm de diâmetro (a receita original pedia duas assadeiras de 22,5 cm, mas eu não tinha). Peneire a farinha, o bicarbonato e o sal juntos. Reserve. Misture a banana amassada com o leite e reserve também.

Bate a manteiga com os dois açúcares até que fique bem claro e fofo. Em seguida, coloque os ovos, um a um batendo bem após cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e vá alternando a mistura de farinha e a mistura de leite e banana até que a mistura fique homogênea.

Coloque a massa na forma e distribua a calda de caramelo sobre a massa.

Com a ponta de uma faca ou espátula, faça movimentos circulares e de cima para baixo com a massa e calda, para que as duas se misturem.

Leve ao forno por 60 minutos ou até que um palito espetado no meio do bolo saia limpo.

Acho que não deveria ter misturado tanto a calda e massa. Mas mesmo assim, em muitos pontos do bolo, nota-se a calda de caramelo misturada na massa. E não ficou muito doce! Por isso, peguei o que sobrou da calda e joguei por cima. Depois de frio, ele continuou macio, úmido e leve. Valeu por todos os bolos de banana maçudos que conheci. Paixonei.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em bolos e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Conheci um bolo de banana macio e aerado!

  1. ligia disse:

    My Godddddddddddddd rsss….vou fazer agora porque senão vou ficar doente de vontade….como vc mesma já falou em outro post sobre fotos de comida essa ficou incrivel capaz de me levar até a boca do fogão testar essa receita…
    Ligia

    • Ana Sakamoto disse:

      que bom!! fico feliz, pois este bolo, pelo menos pra mim, valeu a pena experimentar. como já disse no texto, nunca fui fã de bolo de banana, mas este ficou bom, macio e úmido, e a calda de caramelo não adoçou demais. tomara que você também goste!

  2. Cida Faria disse:

    Ana,fiquei com água na boca.Eu sempre gostei de bolo de banana,mas este está com uma cara sensacional.Preciso provar! Bjs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s