Mousse instantânea, não precisa gelar!!

A semana que passou foi muito, muito triste para a minha família, mas eu não podia deixar de postar.

Eu precisava de uma receita rápida e que pedisse coisas que eu já tinha em casa. Então surgiu a idéia de fazer uma mousse super-hiper-ultra-blaster rápida que eu vi há algum tempo no livro Delectable Desserts, de Wendy Louise e Maryann Koopman.

O livro é bem simples, com páginas de papel jornal e sem fotos das receitas. Mas é maravilhoso, com informações super importantes sobre ingredientes (entre eles, a receita do buttermilk, que eu já publiquei aqui) e receitas rápidas, simples e muitas que incrementam produtos prontos. É um livro de respeito.

Pois bem, entre as muitas receitas rápidas do livro, uma me chamou a atenção: uma mousse de chocolate que pedia pó para pudim instantâneo. Com o singelo nome de “Mousse au Chocolat”, ela pedia apenas três ingredientes, mas dei minha adaptada. Segue a minha versão da receita:

  • 2 xícaras de creme de leite fresco gelado
  • 1 xícara de leite gelado
  • 2 pacotes de Creminuto de chocolate Dr. Oetker (a receita original pedia 113 gramas de mistura para pudim instantâneo de chocolate – isto é, que fica pronto ao bater com líquido -, mas não encontrei. Todas as misturas de pudim que achei pediam para ir ao fogo. Esta receita não aceitava isso. O Creminuto foi a única mistura que ficava pronta ao bater com líquido, por isso a escolha. Dois pacotes (140 g) é um pouco mais que o peso da receita original, mas eu não queria jogar fora 27 gramas de produto. Se você encontrar outra mistura que fique pronta ao bater, substitua, respeitando o peso.)

Em uma tigela, coloque metade do creme de leite (1 xícara), o leite e os dois pacotes de Creminuto e dissolva. Com um batedor ou batedeira em velocidade baixa, bata até engrossar (a mistura engrossa muito rápido. Cuidado para que ela não fique firme demais. A minha ficou bem firme e dificultou um pouco a próxima etapa).

Em outra tigela, coloque a outra metade (1 xícara) do creme de leite gelado e com uma batedeira em velocidade baixa (espirra bastante) bata até ficar firme.

Misture o creme de leite batido à mistura de chocolate, até tudo ficar homogêneo.

Aproveitei que nesta semana encontrei umas tacinhas de plástico muito coloridas (e portanto, para mim, muito lindas) e decidi usá-las.

Mas a minha mistura para mousse ficou bem firme e colocar em colheradas não ia ficar bonito. Foi o momento de pegar o meu bico de confeitar preferido: o 1M da Wilton, colocar em um saco de confeitar…

and pipe! (expressão em inglês que se refere ao trabalho com bicos de confeitar. Desculpem, mas eu não tinha outra expressão melhor em português). Começando com um círculo no centro da tacinha…

… indo para fora e terminando com a segunda camada, indo ao contrário, isto é, de fora para o centro.

Pronto!!

O melhor desta mousse é que não precisa ir à geladeira para ficar firme, e não precisa ficar picando e derretendo chocolate. Dá pra fazer e comer na hora!! É a sobremesa perfeita pra quem precisa de uma mousse instantânea.

Agora, o sabor: tá certo que NÃO É a mesma coisa que uma mousse feita com o chocolate picado e derretido, mas é bem gostoso – tem aquele sabor de mistura sabor chocolate, mas mais interessante. Resultado: comi toda a tacinha sem sacrifício. Vou procurar outros sabores e tentar. Conservação: guarde na geladeira, coberta com filme plástico. Afinal, mousse gelada é muito mais gostosa!

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em receitas rápidas, Sobremesas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Mousse instantânea, não precisa gelar!!

  1. Leandra Ishibe disse:

    adorei a receita Ana,é a primeira vez que visito seu blog,fui pesquisar no google sobre o bico 1 M da wilton e me deparei com essa mousse deliciosa.Já estou pensando em usar para cobertura dos meus cupcakes,beijos!

    • Ana Sakamoto disse:

      que bom que gostou Leandra! esta receita é boa por ser bem rapidinha e faz uma presença bacana na hora em que precisamos de uma sobremesa, né? legal você arrumar outra função para ela, só não esqueça de manter em geladeira, ok?

Deixe uma resposta

