Whoopies – eu consegui!

Sempre que folheava um livro de confeitaria, principalmente os norte-americanos, via as receitas de whoopies com pouco interesse. Achava eles meio desengonçados e muito over – muito recheio, muito tamanho. Mas os whoopies foram notados por culinaristas daqui e logo estavam em todos os lugares se tornando ‘a novidade das festas’.

Geralmente quando alguma coisa se torna a ‘novidade’ e a ‘coisa que todo mundo está pedindo’, crio inconscientemente uma resistência interna que me impede de tentar fazer. Não sei explicar porquê. Eu estava nesta fase de relutância com os whoopies até que vi o livro Whoopies!, de Susanna Tee. 

Não foi o primeiro livro sobre whoopies que eu via, mas este me atraiu porque tinha várias informações sobre o doce – além de sua origem, tem dicas interessantes sobre maneira de colocar na forma, conservação e consumo (que darei junto com a receita), e ainda dividia as receitas de acordo com as estações do ano.

Outro motivo para tentar fazer whoopies era uma forma da Wilton… para whoopies de coração, que eu tinha que usar! 

De qualquer maneira, escolhi uma receita chamada Classic Whoopies, coincidentemente a primeira receita do capítulo Spring (primavera), que segue, juntamente com minhas observações. 

MASSA (rende 12 pares, utilizando concha 5 cm):

  • 1/2 xícara (100 gr) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 ovo extra grande
  • 2 xícaras de farinha
  • 1/2 xícara de cacau em pó
  • 1 e 1/4 colher (chá) (6,25 ml) de bicarbonato de sódio
  • uma pitada de sal
  • 1 xícara de buttermilk (receita aqui, – é bem rápido de fazer)
  • recheio: Classic Marshmallow Filling (receita logo abaixo)

Acenda o forno a 190º. Forre três a quatro formas retangulares com papel manteiga e reserve. Se estiver usando forma para whoopies (uma receita rende duas destas formas), unte as cavidades. (eu untei a minha seguindo as orientações do fabricante, utilizando gordura vegetal. A Wilton diz para não utilizar manteiga nem margarina – não sei o porquê).

Na tigela da batedeira, coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha e bata até que a mistura fique clara e fofa. 

Acrescente o ovo inteiro e bata bem.

Peneire a farinha, o cacau, sal e bicarbonato juntos e diminua a velocidade da batedeira. Vá colocando os ingredientes secos em colheradas na mistura de manteiga, alternando com o buttermilk, até que tudo esteja bem misturado.

Para colocar a massa na forma, é importante ter uma concha para sorvete. O livro diz que a ideal é a concha de 5 cm de diâmetro, mas resolvi testar as três que tinha em casa – uma simples e duas com alavanca, de 4 cm e 5 cm de diâmetro.

Testei todas…

e as melhores para deixar a massa uniforme e com a parte de cima redondinha são as com alavanca. A concha simples não libera a massa de jeito nenhum e precisei de uma colher pra ajudar a tirar.

O melhor então, caso não tenha uma concha dessas, é utilizar colheres de sopa, deixando um espaço de três dedos entre cada porção de massa, pois acredite, ela espalha e cresce.

Na forma para whoopies, usei a concha de 5 cm para cada cavidade e espalhei a massa com a ponta de uma faca. Na próxima vez em que for usar esta forma, vou colocar a massa com a concha de 4 cm, pois a massa cresceu e subiu demais.

Em todos os casos, leve ao forno por 10 a 12 minutos. Para saber se está pronto, após os 10 minutos abra o forno e com o dedo indicador, aperte levemente um whoopie. Se a massa estiver firme, está pronto. Se o dedo deixar marca, deixe mais 2 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Os whoopies saíram facilmente da forma de coração. Para retirar os whoopies assados sobre o papel manteiga, esperei esfriar e passei uma espátula (pode ser uma faquinha) entre o papel manteiga e o whoopie. Faça pares entre os whoopies de acordo com o tamanho.

Enquanto isso, prepare o RECHEIO – Classic Marshmallow Filling (para rechear 12 whoopies):

  • 1 xícara açúcar confeiteiro
  • 1/2 xícara (100 g) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) extrato de baunilha
  • 2/3 xícara de cobertura marshmallow pronta (a receita original pede um tal de Marshmallow Fluff, que não existe aqui. A única coisa mais próxima disso que encontrei foi a cobertura de marshmallow da Marvi, pote pequeno com 150 g que encontrei em uma casa de produtos para confeitaria. A quantidade pedida pela receita dá quase o pote todo, então coloquei tudo na receita)

Numa tigela, peneire o açúcar confeiteiro.

Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e a cobertura marshmallow. Bata bem por aproximadamente 3 minutos. A mistura deve ficar leve e fofa. Eu recomendo raspar o fundo da tigela com uma espátula, pois o marshmallow gruda no fundo e fica uma camada que não se mistura com o resto da receita.

Diminua a velocidade da batedeira e coloque aos poucos o açúcar confeiteiro. Acrescente o extrato de baunilha e bata tudo por mais 3 minutos.

Utilize imediatamente ou guarde na geladeira, em recipiente fechado, por até 2 dias.

Para rechear, usei o meu querido bico 1M, da Wilton, bem fácil de encontrar nas casas de produtos para confeitaria.

Sem nenhuma técnica especial, fui apertando o recheio sobre uma das metades do whoopie, fazendo movimentos de zigue-zague.

Coloquei a outra metade sobre o recheio… e pronto!

Os whoopies coração ficaram muito altos, então cortei a parte de cima (que cresceu para fora da forma) e coloquei o recheio sobre a parte cortada e cobri com outro whoopie também cortado.

Segundo o livro, os whoopies recheados suportam até dois dias em recipiente fechado, temperatura ambiente. Sugestão interessantíssima da autora: embrulhar individualmente em filme plástico e congelar. Quando quiser consumir, deixar em temperatura ambiente por aproximadamente 30 minutos e comer. Diz ela que fica parecido com um sanduíche de sorvete – cética, eu congelei e não acreditei como fica muito gostoso! Outra sugestão da autora é rechear os whoopies com sorvete. Deve ser ótimo!

Agora, o sabor: sempre ouvi dizer que os whoopies surgiram dos restos de massa de bolo, que eram colocados em formas às colheradas, assados e recheados com sobras de recheio de bolo. O nome seria a expressão de alegria das crianças quando abriam suas lancheiras e vissem o lindo e recheado lanche que suas mães prepararam.

Por mais que soubesse que é uma massa de bolo, confesso que os whoopies me surpreenderam. Não parecem biscoito, nem nada que já comi. São extremamente macios e muito gostosos. A massa não é muito doce, mas o recheio compensa com muita doçura e sabor de marshmallow.

É inevitável o recheio não transbordar, mas segundo o livro, isso acontece e é só pegar tudo com o dedo e devolver para o meio do whoopie. A minha versão preferida a partir de agora é a congelada. Uma coisa!

É uma receita trabalhosa – talvez por na verdade, serem duas receitas – o que mais leva tempo é preparar as formas e separar os ingredientes, além de lavar todos os utensílios entre as receitas. A execução é bem rápida e assim que o recheio fica pronto, os whoopies estão prontos para comer. Se aqui fosse o facebook, eu colocaria ‘curtir’ e ‘compartilhar’.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em doces, whoopies e marcado , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Whoopies – eu consegui!

  1. Isabel disse:

    Da pra fazer o recheio com um mixer?

  2. Gisele disse:

    Olá boa tarde gostaria que se você puder colocar uma receita de whoopie pie de massa branca, pois eu não estou achando em lugar nenhum
    Obrigada por compartilhar essa receita tão gostosa e bem explicadinha

  3. Denise disse:

    Oi Ana. Estive pesquisando algumas receitas de whoopies e gostei porque você foi bem detalhista, explicou direitinhors. Vou tentar fazer pela primeira vez. Espero acertar.
    Um abraço🙂

  4. Mô Gribel disse:

    O Fluff tinha pra vender no Pão de Açúcar, Extra e naquele Empório no Shopping Morumbi. Ele é um marshmallow comum, nada de diferente. :o)

  5. izabel disse:

    ANA,FIZ VÁRIOS CURSOS COM ROSELI MINUTTI,GOSTARIA SE POSSÍVEL TROCAR AS RECEITAS DAS APOSTILAS DOS CURSOS,ESTAREI MANDANDO COM FOTOS E AS RECEITAS,PARA VOCÊ.MUITO OBRIGADO!

  6. Luciana disse:

    parece bem gostoso!!
    ainda tem para podermos experimentar? hehehe

    bj

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s