Como a mistura concentrada para Chai Latte me surpreendeu

Gosto de comidas e bebidas condimentadas, com especiarias, que deixam um paladar levemente ardido. Acho interessante como as especiarias têm o estranho poder de, mesmo colocadas em pouca quantidade, permitem que sejam notadas.

Por isso, antes mesmo daquela novela com indianos, eu já tinha experimentado o chai latte, uma mistura de chá com especiarias e leite. Obviamente que eu tinha experimentado uma mistura de leite com um pó pronto para chai, que mesmo assim, eu pagava o maior pau.

Esta mistura pronta é um pouco cara, e por isso eu não consumia sempre. Quase nunca, pra dizer a verdade. Mas eu vivia muito bem sem chai, obrigada. Até que vi esta receita de mistura concentrada para chai no Tasty Kitchen e fiquei desconfiada. Era muito simples pra ser boa. Conhecia receitas de chai latte pra beber na hora, mas esta era perfeita pra mim: uma mistura de preparo instantâneo – só misturar com leite, que pode ser feita com antecedência e fica guardada na geladeira.

Fui adiando o preparo desta receita até que chegou a primavera com dias quentes e perdi a oportunidade. Mas graças a uma frente fria, além da chuva que cai há três dias, veio também a oportunidade de testar a eficácia da receita em dias frios. Eis a receita do Amazing Spiced Chai Concentrate, com minhas observações:

  • 4 e 1/2 xícaras de água
  • 10 saquinhos de chá preto ou 10 colheres (chá) chá preto a granel (eu não tinha em casa e chovia muito, não deu pra sair. Então usei chá de jasmim comprado na Liberdade, que é escuro e muitíssimo amargo e achei que seria um substituto à altura)
  • 1 pau de canela
  • 1 pedaço de gengibre fresco picado (na receita dizem que, na falta de gengibre fresco, pode-se usar em pó)
  • 10 cravos da índia
  • 7 vagens de cardamomo
  • 2 anis estrelados
  • 1/4 colher (chá) pimenta do reino moída na hora (eu usei o que eu tinha, que veio moída)
  • 1/2 colher (chá) noz moscada ralada na hora (usei o que tinha, já ralada)
  • 1 colher (chá) raspas de laranja
  • 2/3 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) mel
  • 1 colher (sopa) extrato de baunilha

Coloque a água numa panela ou caneca e leve ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo e misture a água com o chá, laranja e especiarias.

Deixe descansar por 15 a 20 minutos. Segundo a receita, o tempo de descanso depende da concentração desejada. Quanto mais tempo, mais concentrado. Eu deixei por 20 minutos.

Depois deste tempo, coe a mistura. Eu coei duas vezes: uma vez para tirar as especiarias maiores, e na segunda vez, coloquei uma folha de papel toalha sobre a peneira para reter os pozinhos. Chegou uma hora em que o líquido parou de escoar, aí joguei fora, afinal era um pouquinho.

Adoce a mistura com o açúcar, mel e coloque também o extrato de baunilha. Pronto!! (Até coar, minha mistura tinha a mesma cor que a da foto do Tasty Kitchen. Quando coloquei o açúcar mascavo, ela escureceu totalmente. Confesso que achei que tivesse estragado tudo.

Para armazenar: guardar em recipiente fechado em geladeira, por até duas semanas.

Para servir: coloque uma medida do concentrado para uma medida de leite. Se quiser mais forte, coloque duas medidas de concentrado para uma de leite. Leve para aquecer e sirva. (o preparo com medidas 1 para 1 ficou muito claro e coloquei mais uma medida de chai para ficar igual ao da foto). É possível também servir o chai gelado – é só colocar gelo na mistura com leite.  Não precisa colocar mais açúcar!!!

O sabor: acredito que não exista algo tão bom quanto ser surpreendida positivamente. Pois esta receita é uma destas surpresas. Confesso que experimentei o meu chai latte com muita reserva, pois achava que a presença de pimenta, cardamomo e noz moscada ia tornar a mistura muito forte, e a cor final… não era igual à da receita original. Ou seja, a aparência não me atraía.

Mas é surpreendentemente gostoso. O leite fica levemente doce, e sente-se a presença do chá e especiarias, mas sem arder na língua. É uma bebida suave e adocicada, infinitamente melhor que a misturinha industrializada que eu conhecia. Vale a pena experimentar!


 

 

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em bebidas, receitas rápidas e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como a mistura concentrada para Chai Latte me surpreendeu

  1. Simone disse:

    Que legal!
    Vou experimentar, conheci o Chai Latte no Japão (o pozinho pronto) e gamei, sentir este gosto de novo vai me fazer feliz!

Deixe uma resposta

