Ainda é tempo de mousse de morangos


O tempo de morangos está acabando e por isso corri pra fazer esta receita que, mais uma vez, fiquei com muita vontade de experimentar porque estava maravilhosa em uma foto. É mais uma receita do livro da pastry shop Miette – na verdade, é o recheio da Strawberry Charlotte, uma mousse de morango que, assim como tudo no livro, tem uma cara boníssima. Um dia tomo coragem e faço a charlotte completa.

Não sou muito chegada em mousses. Acho que por causa dos ovos crus. Sei que muita gente diz que a probabilidade de ser contaminada com salmonela é a mesma de um avião cair na minha cabeça, mas fico cismada. É mais uma coisa que preciso desbloquear na minha vida. Mas isso fica pra depois, pois gostei desta receita porque é uma mousse que não vai ovo.

Mais uma vez, uma receita das minhas – poucos ingredientes e fácil de fazer -, que segue, juntamente com minhas observações:

Strawberry Mousse

  • 5 xícaras ou 700 gramas de morangos, limpos e cortados ao meio (eu comprei duas bandejas de morango – cada uma vem com 300 gramas, portanto minha receita foi feita com 600 gramas de morangos)
  • 1/3 xícara de açúcar
  • 1/2 colher (chá) de suco de limão recém espremido
  • 2 colheres (sopa) água
  • 2 colheres (chá) gelatina em pó sem sabor
  • 3/4 xícara de creme de leite fresco

Coloque os morangos, o açúcar, suco de limão e a água em uma panela e leve ao fogo baixo.

Deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando.

Quando completar os 30 minutos, retire do fogo e passe a mistura por uma peneira. Esta etapa foi a que mais demorou, acho que se tivesse batido no liquidificador (tomando cuidado para não se queimar) ou num mixer teria sido mais rápido. Eu apertei bem os morangos na peneira.

Uma vez peneirada, você precisa ter 1 e 1/2 xícara da mistura de morangos. Eu apertei bem os morangos na peneira para que rendesse esta quantidade. A minha ficou uma beleza, bem vermelho. Deixe a mistura esfriar um pouco.

Enquanto isso, prepare a gelatina: esta etapa eu fiz do meu jeito, pois a receita tinha várias etapas e demoraria mais ainda. Hidrate a gelatina com 1 colher de (sopa) de água e espere um pouco. Quando a gelatina estiver hidratada (foto 2), leve ao microondas por 5 segundos para que ela derreta e fique líquida (foto 3).

Coloque a gelatina derretida na mistura de morangos, que neste momento está morna. Misture bem e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.

Quando a mistura de morangos esfriar, bata o creme de leite fresco até que forme picos firmes. Eu sempre bato em velocidade baixa, pois já perdi creme de leite mais de uma vez batendo demais.

Coloque um terço do creme batido na mistura de morangos e misture bem.

Quando estiver bem misturado, despeje a mistura de morangos sobre o creme batido restante e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, até ficar homogêneo.

 

Distribua a mousse em potinhos e leve à geladeira por 2 horas. Confesso que queria experimentar logo a mousse e tirei da geladeira depois de apenas 1 hora, mas o ideal é deixar por 2 horas. Rendimento: 4 xícaras. A mousse deve ser mantida em geladeira e consumida em até 3 dias.

Muitas professoras de culinária dizem que mousse sem ovo não é a mesma coisa, mas para o meu paladar de aprendiz as duas coisas não são tão diferentes. A mousse é gostosa, a textura é perfeita, não fica parecendo uma gelatina de morangos. Acho que os meus morangos estavam muito aguados, mas concordo com o livro e ela deve ser uma loucura como recheio de bolo. A partir de agora, vai ser o meu recheio de bolo de morangos de vitrine (aqueles bolos que precisam ficar sob refrigeração). Aprovado!!

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em doces, Sobremesas, uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

