Fudge de chocolate com MM´s – fácil e rápidíssimo!

Há algum tempo vi numa casa de festas lá perto da 25 de março espetinhos para aperitivo em forma de espadinhas. Achei muito bacana, mas naquele momento não tinha utilidade para mim…

… até que recentemente fui chamada para fazer uma mesa para aniversário com tema piratas. Juro que na hora aqueles espetinhos foram a primeira coisa que me veio à cabeça. Mas eu precisava de algum doce para espetar as espadinhas – em um doce de copinho ele não seria tão eficiente quanto uma colher, em um brigadeiro ou beijinho enrolados ficaria esquisito. Precisava de um doce firme, de corte, para que a espadinha chamasse mais a atenção do que o doce – um fudge, é claro!

Não sei qual é a definição oficial de fudge, sei que são doces para corte que na maioria das vezes levam chocolate e frutas secas picadas. Eu gosto bastante, pois não se parecem com trufas nem nenhum outro doce de chocolate.

Peguei o livro Celebrating Candy, da Leisure Arts Publication, um compilado de receitas dos mais diferentes tipos de doce, entre eles um fudge chamado No-fail microwave fudge, ou seja, fudge de microondas infalível – não preciso dizer que foi escolhida por causa da palavra infalível, e por levar confeitos de chocolate e ficar colorida – e eu chamei de fudge de MM´s.

  • 3 e 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro (eu usei Glaçúcar. Por incrível que pareça, um pacote só foi o suficiente)
  • 1/2 xícara de cacau em pó
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara ou 100 gramas de manteiga cortada em pedaços
  • 1/4 xícara de leite
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 1 xícara de confeitos de chocolate (eu usei mini MM´s. Seis tubinhos renderam mais ou menos 1 xícara)

A receita pede para untar uma forma quadrada de 20 cm X 20 cm. Em uma outra receita de fudge, eu untei e depois tive dificuldade para desenformar. Receitas de fudge são enformadas para ir à geladeira, não vão ao forno. Então, para garantir mais facilidade na hora de desenformar, eu forrei a forma com plástico filme. É um pouco chato, pois o plástico gruda nele mesmo e sai do lugar, mas desenforma muito fácil.

Numa tigela refratária grande que possa ir ao microondas, peneire o açúcar, cacau e sal. Misture bem.

Espalhe a manteiga sobre a mistura de açúcar e leve ao microondas na potência alta por 1 minuto ou até que a manteiga derreta (o meu microondas é daqueles pequenos, de baixa potência, mas em um minuto ele derreteu a manteiga). Misture.

Coloque o leite e misture bem. Leve ao microondas na potência alta por mais 1 minuto.

Misture e acrescente a baunilha e os confeitos de chocolate.

Misture e despeje tudo na forma preparada. Leve à geladeira por 1 hora ou até que fique firme.

Quando estiver pronto, coloque uma tábua de corte sobre a forma e vire-a, desenformando o doce. Retire o plástico filme, desvire o doce (a parte que fica para cima na forma é mais lisinha e o doce fica mais bonito virado para cima).

Corte em quadradinhos de aproximadamente 2,5 cm e guarde em recipiente bem fechado…

ou espete espadinhas e coloque na mesa de doces de uma festa pirata! Além de bacana e rápido, é gostoso!

 

 

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em doces, receitas rápidas e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Fudge de chocolate com MM´s – fácil e rápidíssimo!

  1. Daniela disse:

    queria comprar essa espada mas não tenho como ir á 25 de março será que algm não compraria um pacote com 100 unidds pra mim, banco os custos

  2. edna franco de paiva tardin disse:

    Olha, foi uma dica e tanto, quero agradece la, fiz o pedido pela net, ja vieram e sao umas gracinhas mesmo, muito obrigada, sucesso!

    • Ana Sakamoto disse:

      fico feliz em ter ajudado. sempre achei as espadinhas um charme, mas não tinha tido chance de usá-las, até esta festa de piratas!
      eu que agradeço pelo comentário.
      um abraço
      Ana

  3. Fabiana disse:

    Olá, deliciosa a viagem pelo site! Gostaria de lhe pedir um favor, estamos preparando a festa de 4 anos de meu filho Felipe, um garotinho apaixonado por piratas e espadas. Procuramos essas espadinhas para colocarmos na decoração mas não encontramos, você poderia nos ajudar nos passando o nome da loja na 25. Desde já obrigada e parabéns pela festa, inspiradora!

    • viatoria disse:

      Adorei as espadinhas!!! Onde posso encontra-las?

      Obrigada!

      • Ana Sakamoto disse:

        Comprei as espadinhas em uma loja famosa da região da 25 de março chamada Matsumoto. Elas são espetos para aperitivos e ficam do lado esquerdo da loja (para quem entra), no andar térreo, junto dos canudos e espetos para aperitivo. Existem pacotes com 100 e 200 espadinhas. Na época, em agosto de 2011, paguei cerca de 7 ou 8 reais o pacote com 100 unidades. Eles sempre têm estas espadinhas.boa sorte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s