Meu cookie favorito – para minha querida prima

Na semana que passou fiquei muito feliz, pois encontrei uma das minhas primas mais queridas, a quem não via há uns vinte anos (nossa, acho que esta contagem de tempo está errada!) – a Myrna.

Vinte anos é bastante coisa – dá tempo de formar uma família e de estudar, trabalhar bastante e mudar de profissão algumas vezes – que foi o que aconteceu com a gente. Temos um laço curioso – a mesma idade, morávamos no mesmo bairro quando crianças, mas por coisas de família, não nos víamos muito, mas sempre nos demos bem e nos gostamos muito – por isso minha alegria em encontrá-la.

Eu e minha prima Myrna - eu, como sempre, desfavorecida nas fotografias. Incrível como sempre consigo sair esquisita nas fotos

Ela mora longe, em outro estado, e ia ficar apenas poucos dias em São Paulo. A visita foi um pouco atropelada, mas me deixou muito feliz. Foi um encontro em que fiquei até sem palavras pra expressar o que sentia. Até mesmo agora, com um post para ela, não consigo verbalizar minha felicidade em vê-la bem, com saúde e uma família maravilhosa. Espero vê-la de novo – sem uma pausa de vinte anos, é claro! Um beijo, minha querida prima Myrna!!

Emoção à parte, eu queria e precisava levar alguma coisa pra ela e por isso fiz minha receita favorita de cookie com pedaços de chocolate – o Cakey Chocolate Chip Cookies, do livro Martha Stewart´s Cookies – uma receita bem rápida e muito boa. Na verdade, é minha receita favorita do livro, que tem 175 – tá certo que não experimentei todas, mas esta é bem bacana. Segue, com minhas observações:

  • 2 e 1/4 xícaras de farinha
  • 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 xícara de açúcar cristal
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) sal
  • 2 colheres (chá) extrato de baunilha
  • 2 ovos grandes
  • 2 xícaras de gotas de chocolate ao leite ou meio amargo, ou chocolate picado (coloquei uma mistura dos dois sabores)

Preaqueça o forno a 180º. Forre três assadeiras com papel manteiga. Reserve.

Peneire a farinha e o bicarbonato em uma tigela. Reserve.

Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e os açúcares e bata até que a mistura fique clara e fofa.

Acrescente o sal, a baunilha e os ovos na mistura de manteiga e bata bem até que tudo esteja homogêneo.

Acrescente a farinha e misture.

Coloque as gotas de chocolate e misture bem.

 

Coloque a massa em colheradas sobre o papel manteiga nas assadeiras, deixando um espaço de 4 a 5 cm de distância entre as colheradas de massa. (eu usei o meu pegador de sorvete de 4 cm de diâmetro, para que os cookies ficassem do mesmo tamanho – e dá muito menos trabalho pra bolear).

Leve ao forno para assar até que as bordas dos cookies fiquem douradas (o livro diz que leva de 10 a 12 minutos. o meu ficou por quase 20).

Retire do forno, deixe esfriar e retire com cuidado do papel manteiga. Eu uso uma espátula daquelas de fritar ovo, que passo por baixo do cookie. Ajuda a tirá-los sem quebrar.

Guardar em recipiente fechado por até 1 semana. A minha receita rendeu 38 cookies. Recomendo.

 

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em doces, receitas rápidas e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Meu cookie favorito – para minha querida prima

  1. Elisabete P Leme disse:

    Onde eu compro boleador de 4 cm para docez no rio de janeiro

  2. Myrna disse:

    estou incluindo o link no fb, tá? Beijo!

  3. Myrna disse:

    Aninha (sim! sempre Aninha!),
    Aiai!!! Adorei!!! Adorei revê-la, adorei saber que está bem, adorei saber que passaram-se muuuitos anos e a afinidade continua, adorei as conversas, os cookies, enfim…
    “Coisas de família” quem não as tem? Os anos passaram, os furacões passaram e nós ficamos ilhadas e ilesas, uma em cada canto, prontas pra esse reencontro! Sem aparas ou arestas pra acertar!!! No fim, as “coisas de família” não tinham nada a vem com a gente mesmo!!! hahaha
    Mas 20 anos sem nos ver??? Acho que não… As contas não fecham assim né???? Afinal temos 20 e beeem poucos anos de idade!!! hahaha
    Estaremos (agora eu, Ale, Lucas e Olivia) sempre sempre por aqui! e por ai também!
    Feliz, feliz, muito feliz por este reencontro! mesmo que rapidinho! mesmo que por uma tarde!!
    até a próxima (e bem próxima!)!
    ah! e lembra aí (Faustão acabou de falar no Domingão!): “A língua é o chicote da bunda!” hahaha!!
    um beijo
    Myrna

Deixe uma resposta

