Como fiz os meus cake pops – e deu certo!

Cake pops são doces bem bonitos – a primeira vez em que vi foi no blog da Bakerella, que depois lançou seu livro e eu fiz um esforço pra comprar. Eu precisava aprender a fazer aqueles bolinhos no palito cobertos com chocolate e enfeitados.

Já fiz um post sobre minha primeira tentativa de fazer cake pops, mas como não tinha certeza sobre o resultado, não fotografei o processo. Na verdade, foi mais simples do que eu imaginava. Trabalhoso, como muitas coisas que ficam bonitas no final, mas de fácil execução (pelo menos foi o que achei).

Fiz seguindo as instruções do livro da Bakerella, que também estão no site dela, em inglês. O primeiro passo foi fazer e assar um bolo de mistura pronta (é o que ela indica no livro) em uma assadeira retangular. Fiz um pacote de bolo de chocolate Dona Benta, que rende uma assadeira n° 2, tamanho parecido com o que ela pede no livro (32,5 cm X 22,5 cm).

Depois do bolo assado e frio, cortar o bolo e esfarelá-lo, até tudo ficar bem esmigalhado. Não pode ter pedaços grandes de bolo.

Estas fotos ficaram meio sem foco, desculpe, mas acho que dá pra ter uma idéia do quanto o bolo tem que ficar esfarelado

Em seguida, peguei um pote de doce de leite firme para dar liga no bolo (no livro, ela pede um pote de cobertura para bolo pronta de 450 gr, mas usa apenas uma parte do pote). O meu pote tinha 250 g, mas também não usei tudo.

Na verdade, o ideal é colocar o ingrediente que vai dar liga aos poucos, misturar bem e ir apertando a massa para conferir o ponto (pode ser qualquer doce firme cremoso e que não derreta, como brigadeiro, doces de colher, já vi gente fazendo até com leite condensado. O importante é colocar aos poucos com atenção ao ponto). Coloquei doce de leite por achar que ia ficar mais saboroso. Como a festa já tinha vários doces e o bolo totalmente de chocolate, preferi colocar o doce de leite.

O ponto da massa é uma coisa meio subjetiva – coloque o ingrediente cremoso até o ponto em que, ao enrolar uma bolinha, ela mantenha sua forma firmemente. A mistura não pode ficar muito úmida, senão vai desmanchar na hora de ser banhada. Se puder optar entre ficar mais seca ou mais úmida, prefira que a massa fique mais seca – contanto que fique bem firme.

Enrole a massa como se estivesse enrolando brigadeiro – eu usei a minha querida concha de sorvete nº 00 (4 cm diâmetro) para tirar porções de massa do mesmo tamanho, e enrolei. Reserve.

No livro, Bakerella diz para levar as bolinhas à geladeira para que fiquem firmes. Eu não levei, pois as minhas já estavam firmes suficiente. Eu evito levar doces à geladeira antes de banhar pois a cobertura de chocolate geralmente racha (já ouvi dizer que é choque térmico). Por isso também, a minha massa era bem firme.

Antes de começar a banhar, prepare uma base de isopor alta para espetar os cake pops. Pegue um palito de churrasco e faça os buracos com antecedência. Nas fotos dos cake pops prontos, há uma base especial para cake pops da Wilton que encontrei em uma casa de produtos para confeitaria. Ela é de papelão e funciona bem. Mas nela os buracos também precisam ser feitos com antecedência.

 

Derreta e tempere o chocolate. Ou derreta cobertura fracionada sabor chocolate (que não precisa temperar, é só derreter e existem nos mesmos sabores das barras de chocolate) – que dizem não ser a mesma coisa que chocolate, mas eu gosto. Eu usei o fracionado branco, pois o branco seria o rosto dos piratas.

Se você optar por fazer cake pops no palito, banhe a ponta do palito de pirulito cerca de 1,5 cm a 2 cm e insira no cake pop. Este processo ajuda a firmar o palito no doce. Faça isso com todos os cake pops, tomando cuidado para não amassar a bolinha.

Quando você terminar de banhar e colocar os palitos, o primeiro palito que você colocou já estará firme. Com cuidado, pegue o cake pop pelo palito e banhe a bolinha. Deixe o excesso de cobertura escorrer bem. Importante: NÃO dê batidinhas no palito para o chocolate escorrer mais rapidamente. Isso vai fazer a bolinha cair do palito e o trabalho estará perdido.

Bakerella diz para tirar o excesso de cobertura com o dedo, mas cuidado para não deixar marcas. O mais seguro mesmo é ficar segurando o palito e esperar tudo começar a se firmar sozinho. Aí, sim, espetar o cake pop na base preparada.

Em seguida, você pode decorar do jeito que quiser. No próprio site da Bakerella há sugestões maravilhosas de decoração, assim como o site da Wilton (obviamente que utilizando os produtos da marca, mas há dezenas de idéias).

No caso dos meus piratas, tingi mais fracionado branco com corante vermelho para chocolate e banhei apenas a metade de cima das bolinhas. O tapa-olho foi feito com pasta americana preta, que foi aberta e cortada em círculos, que foram cortados ao meio e colados ao cake pop.

O restante do rosto do pirata foi feito com pincel bem fino e corante em gel preto e vermelho. A Bakerella usa uma caneta com corante comestível, mas as minhas canetas se recusaram a desenhar o rosto dos piratas. Foi tudo no pincel com corante mesmo. É importantíssimo deixar o corante secar muito bem, pois qualquer esbarrão borra o rosto todo.

Desculpe por não ter fotos das últimas etapas do cake pop, mas acho que dá pra ter uma boa idéia do meu processo para fazer cake pops. Dá trabalho, mas repito, é um doce bonito que na mesa tem um efeito visual maravilhoso. Boa sorte!

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em cake pops, doces e marcado , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Como fiz os meus cake pops – e deu certo!

  1. Roberta Dutra Marquesini disse:

    Aí a gente dá uma busca no Google sobre determinada receita e acaba encontrando não apenas a melhor receita como também a melhor amiga do outro lado da receita….

  2. izabella disse:

    onde voce comprou essa cancha de sovete ?

  3. oi quero fazer pro aniversario da minha filha de 15 anos queria saber + ou- quanto eu vou gastar pra fazer uns 250 na cor amarelo com preto?

  4. Paola Oliveira disse:

    Quantos pop cakes rende essa receita?????

    • Ana Sakamoto disse:

      olá gente, faz um tempinho que eu fiz este post, mas pelo que me lembro, uma receita feita com um bolo do tamanho indicado, rendeu cerca de 50 a 60 cakepops de tamanho um pouco maior que o de um brigadeiro de festa. espero que tenha ajudado. um beijo. Ana

  5. Cristina disse:

    Olá, você saberia dizer quantos cake pops essa receita rende em média??

  6. Mariana disse:

    Olá queria saber como deixar um cake pop na cor meio dourado, é pra uma festa do magico de oz, uma cor meio envelhecida prata, dourada

  7. Mariangela disse:

    Oi qual a marca de chocolate vc usa para banhar o cale pop ? Consegui fazer as bolinhas mas nao acertei banhar, inacreditável !

  8. Natalia disse:

    Oi !
    Meu nome é Natalia, fiz minha primeira receita de cake pop’s e já consegui uma encomenda para um aniversário. Agora não sei como faço a entrega ! Você tem alguma idéia de como posso entrega-los bonitos, são e salvos !?
    Gostaria de saber também como vc cola a pasta americana no chocolate ?
    Agradeço desde já ^.^

  9. Danielle Barata disse:

    Obrigada por esse passo a passo, era tudo que eu precisava, abç.

  10. Erika disse:

    Excelente suas explicações. Vou fazer os bolinhos pro niver da minha filha e estava atras de um paasoa passo ilustrativo. O seu ficou perfeito. Obrigada por compartilhar. Quanto ao livro, vale a pena comprar depois se saber o passo a passo?

    • Ana Sakamoto disse:

      olá Erika,
      eu particularmente gosto muito de livros, então eu tenho pois estão sempre à mão. o livro da Bakerella eu comprei sem nem pestanejar pois tem um monte de ideias de modelos de cakepops, ensina a fazer outros formatos, inclusive o de cupcake que eu coloquei em um outro post. o dos piratas eu tirei de lá. eu acho que vale a pena, pois por mais que não tenhamos os confeitos que ela pede, um pouco de pasta americana substitui o que a gente precisa.
      só não esqueça que o mais importante no cakepop é o ponto da massa, não deixe ficar muito mole, ok?
      um abraço e depois me diga se deu certo.

  11. cibelima1982 disse:

    Adorei a sua receita de cake pops! Também vou fazer com massa pronta, mas estou sem saber quantos vão dar…você sabe quantas bolinhas rende uma massa pronta Dona Benta?
    Obrigada

  12. Olga disse:

    Lindos!

  13. Patrícia disse:

    Eu fiz cake pops pro meu aniversário de 33 anos no ano passado, fiz com creme de leite pra não ficar enjoativo e congelei as bolinhas….eles ficaram muito bem presas aos palitos, eu inclusive bati para retirar o excesso e elas não cairam….eu tbm usei isopor para a base mas fiz os buracos na hora com os próprios palitos, eles ficaram lindos, mas não eram desenhados, eu coloquei apenas confeito colorido sobre o chocolate…achei súper trabalhosos, mas o efeito ficou incrível, quero fazer no aniversário pirata do meu filho, vou fazer a sua receita. Você acha que eu posso preparar dois dias antes? Ou é melhor um dia só?
    Muito obrigada por compartilhar.
    Beijokas e tudo de bom.
    Patrícia

    • Ana Sakamoto disse:

      Olá Patrícia,
      dá pra fazer dois dias antes sim, apenas mantenha em um recipiente bem fechado, e se for transportar, tome cuidado para que um não bata no outro pois podem se quebrar. Uma ideia também é embalar com aqueles saquinhos para pirulitos e arrematar com um pedaço de fita na cor da festa.
      boa sorte e um abraço
      Ana

  14. Maria Silva disse:

    dorei a sua explicação! Tem receitas de bombons? Obrigada…

  15. Maria Luiza Gomes disse:

    Adorei as suas explicações sobre o ponto da massa para enrolar os cake pops, quando fiz eles racharam e entendi (desconfiei) que a massa precisa ficar firme igual quando fazermos bombons passados no chocolate e não em forminhas. Eles racham por estarem gelados, como instrui a Bakarella em seu livro, e depois de passados no chocolate entram em temperatura ambiente e racham se a massa estiver muito úmida. Adorei suas explicações, foi a única que não enrustiu informações deu o pulo do gato. Gente generosa já nasce pronto. Muito agradecida.

Deixe uma resposta

