Leite evaporado e mais uma decoração que eu sempre quis fazer!

Este é mais um post sobre um ingrediente difícil de achar, mas que sempre aparece nos livros que tenho em casa. Desde que comprei o livro A World of Cake, de Krystina Castella, o leite evaporado não me saía da cabeça – já tinha visto outros livros que pediam este ingrediente, e quando acontecia, eu simplesmente ignorava e a receita entrava para a lista das que não dava pra fazer.

Mas este livro – que é bem bacana, pois apresenta 150 receitas de bolos típicos de países de todo o mundo – tinha um tal de Tres Leches Cake, da Nicarágua, que me chamou a atenção. Gosto muito de uma calda para bolos sabor três leites da marca Hu La La, que tem mais virtudes que os dois únicos defeitos: só tem em embalagem 1 litro e é meio difícil de achar. O sabor é uma delícia, em dias de falta de açúcar no sangue, conseguiria até beber purinha. Por causa desta calda, a receita do bolo me chamou a atenção. Só que pedia o bendito leite evaporado.

O tempo passou e um dia, eu andava em um mercadinho na Liberdade, e vi uma lata de leite evaporado tailandês. Custava R$ 5, como você pode ver na foto, mas comprei. Precisava experimentar a calda do bolo Tres Leches.

No livro, Krystina conta uma pequena história deste bolo: na verdade, o bolo se chama tres leches por causa da calda, que é feita com a mistura de três tipos de leite – integral, condensado e evaporado – e foi um doce desenvolvido pelos fabricantes de leite enlatado no final do século 19, como uma maneira de divulgar seus produtos. A autora descreve o bolo como uma massa amanteigada, molhada generosamente com a calda de três leites.

Aproveitei que era uma receita que fazia um tempo que eu queria fazer e realizei um outro sonho decorativo: fiz a decoração do ‘rose cake’, do blog I am Baker, que eu adoro.

Segue a receita:

massa:

  • 2 e 1/4 xícaras de farinha
  • 1 e 1/2 colher (chá) fermento em pó
  • 1/4 colher (chá) sal
  • 3/4 xícara (150 g) manteiga em temperatur ambiente
  • 1 e 1/2 xícaras açúcar
  • 7 ovos
  • 1 e 1/2 colher (chá) extrato de baunilha
  • 1/2 xícara de creme de leite em caixinha, misturado com 1 colher (sopa) suco de limão

Acenda o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma assadeira redonda de 30 cm de diâmetro (eu fiz com a assadeira deste tamanho, mas o bolo ficou baixo. Se preferir mais alto, unte e enfarinhe duas assadeiras de 22 cm).

Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela e reserve.

Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até que tudo fique claro e fofo.

 Adicione os ovos, um a um, batendo bem depois da adição de cada ovo.

Coloque a baunilha na mistura e bata bem.

Adicione a farinha aos poucos, alternando com o creme de leite azedo, até que tudo esteja bem misturado. (eu fiz esta etapa misturando tudo à mão).

Distribua a massa na assadeira e leve para assar…

por 25 a 30 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito.

Retire do forno e deixe esfriar. Quando o bolo estiver frio, desenforme sobre uma grade, e quando estiver completamente frio, coloque no prato para servir. O meu ficou beeeem baixo.

Agora, a receita que dá o nome ao bolo – a calda tres leches

  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de leite condensado
  • 1/2 xícara de leite evaporado.

Misture bem todos os ingredientes e reserve. Utilize para molhar o bolo.

Observação sobre o leite evaporado: confesso que me surpreendi com o leite evaporado – ele é bem líquido (achei que fosse denso como o leite condensado), e tem uma cor bege, mais escura que o leite condensado. O sabor é ruim, mas quando misturado com os outros ingredientes da calda, fica divino, bem parecida com aquela comprada. Menos doce, por sinal. Dizem que não se pode substituir leite evaporado por leite condensado. Agora vi porque. Um não tem nada a ver com outro.

Na receita, a autora diz para molhar o bolo generosamente e cobrí-lo. Eu tinha doce de leite aberto em casa e resolvi rechear o bolo com ele. Então, tive que cortar o bolo ao meio (e me arrependi de não ter feito em uma assadeira menor), molhei bem a parte de baixo do bolo com a calda tres leches e recheei. Coloquei a parte de cima e molhei também. Usei toda a calda, que não era pouca!

Note que coloquei a parte de cima do bolo virada para baixo. É uma maneira de facilitar na hora de molhar a parte de cima, e também fazer com que o bolo fique um pouco mais reto e dificulte menos na hora de decorar.

A luz do dia estava acabando, e resolvi que iria decorar só hoje, domingo. Então cobri tudo com filme plástico e guardei na geladeira.

Depois de uma noite e a luz do dia restabelecida, bati três caixinhas pequenas de chantilly industrial bem gelado e fiz o seguinte:

Alisei o bolo…

peguei meu querido bico 1M e coloquei num saco de confeitar…

e saí fazendo as rosas do ‘rose cake’! É mais fácil do que parece – basta começar do centro e ir fazendo um círculo, do centro para fora, o tutorial aqui. A grande vantagem deste tipo de decoração é que se errar, basta raspar com uma faquinha e tentar de novo.

Finalmente, a hora de experimentar…

a massa é realmente mais densa, mas é bem gostosa. Pra quem gosta só de pão de ló, vai achar muito firme. Mas o conjunto ficou bem gostoso. A calda realmente faz diferença… Valeu a pena esperar por uma latinha de leite evaporado!! Para se ter uma idéia, o pedaço da foto era bem grande, e eu comi todo sem problema nenhum…

 

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em bolos, caldas, ingrediente e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Leite evaporado e mais uma decoração que eu sempre quis fazer!

  1. Fabrício Nascimento disse:

    Você não consegue passar a loja na liberdade onde encontrou o leite evaporado? Gostaria muito se fazer esta receita de três leches. Obrigado é parabéns pela publicação.

    • Ana Sakamoto disse:

      boa noite Fabrício,
      eu comprei o leite evaporado na mercearia TOWA, que fica na praça da liberdade. lá tem muitos ingredientes importados da China e Tailândia. sempre encontro o leite de coco tailandes, já o leite evaporado, nem sempre. mas vale a pena procurar e fazer o bolo. ele fica muito bom. obrigada e um abraço, Ana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s