Pipoca saldocicada para microondas em apenas 6 minutos!

Sempre gostei de receitas que misturam doce e salgado. Acredito que a ascendência japonesa foi fundamental para que eu me acostumasse a encarar refeições com sabores agridoce ou saldocicados com a maior naturalidade.

Por isso, quando conheci a Kettle Corn, gostei. É uma pipoca que mistura os sabores doce e salgado, o que para mim é bastante atraente. Segundo a Wikipedia, é uma variedade de pipoca que existe desde o século 18, onde era vendida em feiras e festividades – e até hoje é possível encontrá-la em feiras e festividades.

O nome Kettle faz referência ao recipiente onde eram preparadas as pipocas, uma espécie de caldeirão de ferro fundido que eram colocados sobre grandes fogueiras, onde se colocavam uma mistura de óleo, sal, açúcar e pipocas já estouradas.

Um tempo atrás, uma empresa aqui no Brasil fabricava milho para kettle corn de microondas, mas depois de um tempo, parou. Era o único sabor que eu comprava, portanto fiquei na saudade…

até que vi a receita de Microwave Kettle Corn, do blog Portabellopixie, da designer Sandi Henderson. Eu coloquei entre os meus favoritos e resolvi tentar fazer hoje. É simples de fazer, mas seguem algumas observações importantes para esta receita:

  • Um utensílio muito importante é a tigela de vidro resistente a alta temperatura. Ela precisa suportar o aquecimento altíssimo da mistura de açúcar e gordura (a minha tigela tem capacidade de 2,5 litros).
  • Outro utensílio é a tampa para microondas que encaixe bem na tigela. A minha tampa não encaixava direito e quando as pipocas começaram a estourar, a tampa escorregava e as pipocas estouraram pelo forno afora. Então eu tinha que pausar, abrir a porta e recolocar a tampa.
  • Fique atento ao tempo no microondas. Esta receita queima muito facilmente. Tanto que precisei fazer duas vezes. Na primeira, queimou muito. Já na segunda, deu uma leve queimadinha, mas ficou bom.

Segue a receita:

  • 1/3 xícara de milho para pipoca
  • 1/4 xícara açúcar confeiteiro
  • 1/4 xícara (50 g) de manteiga
  • 2 colheres óleo
  • 1/2 colher (chá) sal

Coloque a manteiga na tigela de vidro e leve ao microondas para derreter. Eu levei por 50 segundos, tirei do microondas e misturei para derreter os pedacinhos que estavam inteiros.

Acrescente todos os outros ingredientes na tigela onde está a manteiga derretida.

Misture bem.

Coloque a tampa e leve ao microondas por 10 minutos. Apesar de marcar 10 minutos, a minha receita ficou no microondas por 6 minutos, e mesmo assim, ficou com um fundinho um pouco queimado. É importante ficar bem atento aos estouros das pipocas. Retire quando o intervalo entre os estouros ficar entre 2 a 3 segundos.

Importante: muito, muito cuidado na hora de tirar a tigela e a tampa do microondas. O conjunto fica muitíssimo quente, por causa da presença do açúcar e da gordura. Fica pelando, na verdade. Coloque protetor nas mãos e tire do microondas com muito cuidado. Mesmo depois de passado um bom tempo, a tigela continua quente.

Misture bem as pipocas estouradas e sirva. (eu coloquei tudo em uma assadeira e tentei misturar a cobertura saldocicada, mas como demorei um pouco para tirar a tampa – pois fiquei com medo de me queimar – a cobertura já estava mais durinha).

Foi uma grata surpresa – as pipocas ficaram boas, no seu sabor saldocicado. Mas acho que se utilizar açúcar refinado comum, a receita fica um pouquinho mais doce, e portanto, mais gostosa. Acho que pode queimar mais facilmente, mas vou experimentar. Tirando o meu receio de me queimar, eu gostei. Se aqui fosse o Facebook, marcaria com ‘Curtir’.

 

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em receitas rápidas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

