Bolo de Coca-Cola… com gosto de chocolate. Mas quem se importa?

Gosto de beber Coca-Cola. Muitas vezes acho que é doce demais, dizem que desentope pia, e eu nem quero pensar no que vai na sua composição, mas gosto de Coca-Cola de um jeito que torna automática minha resposta para a pergunta: “E para beber?”. Dizem que a palavra que define isso é vício.

Mas acho que não sou tão viciada assim. Afinal, não deixo de tomar água por Coca-Cola, nem tenho abstinência ou coisas do tipo, posso passar sem tranquilamente. A verdade é que gosto de Coca-Cola também por ela fazer parte da minha vida, desde criança.

Seu nome foi uma das primeiras palavras que aprendi a ler, com seu marcante nome escrito em branco com dois “Cês” enormes sobre o fundo vermelho. Acho que qualquer criança, mesmo sem saber ler, sabe o que está escrito quando vê o seu logo.

Por isso, quando vi a receita do Coca-Cola Cake no livro How to be a Domestic Goddess, da Nigella Lawson, senti que precisava testá-la, em nome das minhas lembranças de infância.

A receita é bem rápida de fazer, os ingredientes são simples de encontrar. Segue a receita com minhas observações:

massa:

  • 1 e 1/3 xícara de farinha
  • 3/4 xícara + 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher (chá) sal
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xícara de buttermilk (1/2 xícara de leite integral misturada com 1/2 colher – sopa – de vinagre branco ou suco de limão, deixando para descansar por 15 minutos)
  • 1 colher (chá) extrato de baunilha
  • 1/2 xícara (100 g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 2 colheres de cacau em pó
  • 3/4 xícara de Coca-Cola

Ligue o forno a 180º. Unte bem uma forma redonda de 20 cm de diâmetro e reserve.

Numa tigela grande, peneire juntos a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o sal. Reserve. (Neste momento, eu errei e peneirei junto o cacau, que era para ser colocado junto com a manteiga, num dos passos seguintes. A foto não me deixa mentir).

Num copo medida, misture o buttermilk, o ovo e a baunilha. Bata bem.

Numa panela, coloque a Coca-Cola, a manteiga e o cacau. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até que a manteiga derreta.

Despeje a mistura de Coca-Cola e manteiga na farinha com açúcar e misture.

Acrescente em seguida o buttermilk com o ovo e misture bem. A massa fica bem líquida. Se for usar forma com fundo falso, forre-a com papel alumínio e unte bem, senão a massa vai vazar.

Leve ao forno por 40 minutos. O meu levou exatamente este tempo para assar.

Deixe esfriar por 15 minutos e desenforme ainda quente. Coloque sobre uma grade, com um recipiente embaixo da grade para a cobertura escorrer.

Enquanto passam os 15 minutos de descanso do bolo pronto, faça a cobertura com:

  • 1 e 1/2 xícaras de açúcar confeiteiro
  • 2 colheres de manteiga
  • 3 colheres de Coca-Cola
  • 1 colher de cacau em pó
  • 1/2 colher (chá) extrato de baunilha

Peneire o açúcar confeiteiro em uma tigela e reserve.

Em uma panela, coloque a manteiga, a Coca-Cola e o cacau e leve ao fogo baixo, até que a manteiga derreta. Tire do fogo e acrescente a baunilha.

Vá acrescentando aos poucos o açúcar confeiteiro, até que a mistura engrosse mas continue fluida. (Eu consegui colocar todo o açúcar e deu totalmente certo).

Espalhe imediatamente sobre o bolo ainda morno, de maneira que cubra toda a superfície e os lados. (se demorar muito, esta cobertura começa a endurecer.). Deixe escorrer bem e coloque o bolo sobre um prato e sirva.

Quando comi este bolo, lembrei do primeiro bolo de Coca-Cola que experimentei. Lembro que fiquei procurando o toque do refrigerante na massa, mas nada.

Confesso que apesar de ter feito uma infinidade de bolos, eu tinha esperança de desta vez sentir um fundinho do sabor da Coca-Cola. Nada, de novo. Mas nada que tire o mérito deste rápido e macio bolo de chocolate.

Uma coisa muito bacana é a cobertura, que endurece e cria uma casquinha bem fininha, que se quebra ao cortar. Ah, e apesar de ser um bolo desenformado e coberto ainda quente, espere esfriar para comer. Fica muito melhor.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em bolos, bolos rápidos, receitas rápidas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Bolo de Coca-Cola… com gosto de chocolate. Mas quem se importa?

  1. Priscila disse:

    OI Ana. Chegue ate aqui pesquisando no google sobre como desenformar um bolo da forma de fundo falso….Preciso saber como retirar o bolo do fundo da forma sem que ele desmonte. Coloquei papel manteiga untado no fundo da forma e despeje a massa. Assei. Retirei as laterais da forma. Agora preciso retirar o fundo e o papel manteiga. Não posso virar a forma de cabeça pra baixo pois a superfície do bolo é úmida e delicada. Será que poderia me ajudar. Gratidão.

Deixe uma resposta

