Potinhos de chocolate na medida para a vontade de comer um doce

Gosto de chocolate. Gosto de receitas rápidas e fáceis de fazer. Portanto, gosto ainda mais quando receitas são rápidas, fáceis e feitas com chocolate. Comprei a revista Living, da Martha Stewart de fevereiro. A capa é linda, cor de rosa, e dentro tem a receita que segue, que me deixou hipnotizada.

O “Chocolate Pots de Crème” é bem simples de fazer, o que mais demora é esperar esfriar e o tempo de geladeira. Mas vale a espera.

Os ingredientes são fáceis de achar, e pode ser feita em duas xícaras como a Martha recomenda. Eu fiz em três copinhos refratários de 90 ml. Segue a receita, com minhas observações.

  • 1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
  • 1/2 colher (chá) café solúvel
  • 1/4 colher (chá) extrato de baunilha
  • 50 g (1/4 xícara) de chocolate meio amargo picado
  • 1 gema de ovo grande
  • 1 colher (chá) açúcar

Preaqueça o forno a 170º. Em uma panela, leve o creme de leite, o café solúvel e a baunilha ao fogo até que o creme ferva. Desligue o fogo.

Coloque o chocolate picado em uma tigela e despeje sobre ele o creme de leite fervendo e vá mexendo devagar até que o chocolate esteja derretido. Reserve.

Em outra tigela, coloque a gema e o açúcar e misture bem. Sobre as gemas, vá despejando aos poucos o creme de leite com chocolate (ainda quente) misturando sempre.

Quando a mistura estiver homogênea, passe por uma peneira sobre um recipiente com bico e deixe esfriar.

Distribua a mistura em potinhos refratários. (na receita, Martha recomenda colocar em duas xícaras. Coloquei em três copinhos de 90 ml que podem ir ao forno).

Coloque os potinhos em um refratário ou assadeira e coloque água fervente. (eu coloquei a assadeira sobre outra assadeira para facilitar na hora de levar ao forno, porque o conjunto fica muito quente.). Cubra tudo com papel alumínio e fure bastante o alumínio. (eu furei com faca, mas eu deveria ter feito buracos maiores. Na hora de tirar o papel alumínio, veio um bafo quentíssimo na minha mão).

Leve ao forno aquecido por 25 minutos. Quando estiver cozido e firme, deixe esfriar bem por mais ou menos 1 hora e leve à geladeira por 4 horas.

Uma vez que o creme está bem gelado, sirva. Experimentei e estava uma delícia. Sabor de chocolate bem pronunciado e por isso só já é o suficiente para mim.

Fiquei intrigada pois o sabor me lembrava um outro doce que eu já tinha provado. Pensei um pouco e lembrei da Panacota de chocolate da Tessa Kyros. Lembra, mas não é exatamente igual. Como dizia o sr. Miyagui, do filme Karatê Kid, “igual, mas diferente”.

A receita de hoje leva menos ingredientes e é mais simples de fazer. É perfeita para aquela vontade de comer um doce. Até porque você não precisa esperar gelar. Mas a panacota também é deliciosa. Conclusão: são parecidos e deliciosos – os dois. E valem a pena – os dois.

Sobre Ana Sakamoto

jornalista não praticante, vive em São Paulo. Gosta de cores e sempre atravessa na faixa.
Esse post foi publicado em Sobremesas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

